Não é de hoje que a gestão humanizada tem trazido inúmeras vantagens competitivas para as empresas que sabem como colocá-la em prática.
Você já parou para pensar como uma gestão humanizada é capaz de melhorar os indicadores de performance dos departamentos? Mas, não se engane. Gestão humanizada não significa colocar uma mesa de ping pong na empresa ou oferecer home office para alguns colaboradores.
Preparamos esse conteúdo para te ajudar a entender como a gestão humanizada pode realmente trazer vantagens competitivas para a sua empresa. Vamos nessa?
O que é gestão humanizada?
Sabemos que ao longo da história o ser humano foi muito explorado no ambiente corporativo. Até pouco tempo, era comum vermos as empresas se preocupando exclusivamente com indicadores financeiros e retornos exorbitantes para donos, sócios, investidores e diretores.
Nesse período, colaboradores e fornecedores acabavam ficando em segundo plano, reduzindo o valor de suas horas de trabalho ou mercadorias. Além disso, os clientes muitas vezes acabavam esquecidos, consumindo produtos e serviços sem questionar a qualidade que estava sendo ofertada.
Com a evolução da tecnologia, o avanço das informações e os novos padrões de consumo das sociedades, abriu-se espaço para um importante movimento que passou a valorizar e reconhecer todos os envolvidos no negócio: desde o consumidor final até o colaborador.
Esse processo evoluiu para o que conhecemos hoje como gestão humanizada. Nesse novo cenário, as empresas passam a valorizar e prezar por um bom ambiente de trabalho que favoreça a satisfação, motivação e engajamento de todos, em especial dos colaboradores.
Mas, não se engane
Diferente do que muitos ainda pensam, a gestão humanizada não é a adoção de práticas popularizadas como: happy hour no escritório, mesas de jogos, dia do pet, entre outros. Ela pode, e deve, envolver ações similares as citadas se estiverem alinhadas com a cultura organizacional existente. Mas, acima de tudo, ela deve ser o fator que norteia a política e as práticas internas de toda a gestão do negócio.
As empresas que conseguem trazer a humanização autêntica para o ambiente de trabalho costumam consolidar ações concisas, organizadas e orientadas para o desenvolvimento, engajamento, inclusão, retenção e valorização de todos os colaboradores. Elas promovem a qualidade de vida no trabalho, reduzem as desigualdades e viabilizam meios para o progresso dos profissionais.
E como isso interfere na performance do negócio?
Eis a questão que vale ouro! Hoje temos inúmeros cases que podem ser estudados para exemplificar essa questão. Um deles que se tornou muito famoso pelo pioneirismo é o Google.
Esses cases nos mostram o sucesso e os resultados exorbitantes que foram conquistados após as empresas implantarem a gestão humanizada. E qual seria o motivo dessa performance diferenciada? A satisfação dos colaboradores, clientes e fornecedores.
Sim, é fato que um negócio não consegue nada sem as pessoas. Por isso, o simples reconhecimento e a estruturação de relações embasadas em respeito, interesses mútuos e reconhecimento ajudam, e muito, na hora de conseguir entregas melhores.
Para exemplificar, pense nos colaboradores. Quanto mais eles se sentirem respeitados, reconhecidos e parte ativa dos processos, maior será o engajamento e a dedicação para entregar resultados diferenciados. Como consequência, os departamentos passam a melhorar os indicadores de produtividade e ajudam, positivamente, no faturamento como um todo.
Outro ponto importante é a redução da taxa de turnover, que muitas vezes gera impactos financeiros elevados para as empresas.
Você sabia que a avaliação de desempenho pode ser um caminho?
Tenha em mente que o desenvolvimento é uma peça chave para o sucesso da gestão humanizada. É através da mensuração de desempenho, habilidades e competências que os gestores poderão conhecer cada vez melhor os seus colaboradores.
E não é só isso. A avaliação de desempenho também viabiliza a construção de feedbacks construtivos e de planos de desenvolvimento individuais que realmente ajudam no progresso profissional dos liderados.
Ou seja, quando falamos em melhorar as vantagens competitivas do negócio, não podemos abrir mão de avaliações que realmente tragam resultados e forneçam insumos para essa evolução.
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