É comum alguns profissionais de RH ficarem com dúvidas ou até mesmo confundirem os termos gestão de desempenho organizacional e avaliação de desempenho. E você, sabe qual é a diferença entre eles?
A correta utilização da gestão de desempenho permite que as organizações melhorem a performance interna, favorecendo os ganhos financeiros e sua sobrevivência no mercado. Já a ausência dessa gestão inviabiliza que os líderes tomem decisões mais efetivas a respeito dos processos e colaboradores.
Acompanhe-me na leitura para descobrir o que é gestão de desempenho organizacional e a sua importância nos dias de hoje. Mas, se você também quer saber mais sobre avaliação de desempenho, clique aqui.
O que é gestão de desempenho organizacional?
A gestão de desempenho organizacional é um processo para monitorar e avaliar a performance da empresa como um todo, garantindo o alinhamento entre o capital humano e as estratégias definidas. Utilizando as palavras de Herman Aguinis, podemos dizer definir a gestão de desempenho organizacional como:
“Processo contínuo de identificação, mensuração e desenvolvimento do desempenho de indivíduos e times, e do alinhamento desse desempenho com os objetivos estratégicos da organização”
Nesse sentido, esse processo engloba ações para definir: expectativas com colaboradores, métricas de mensuração, avaliação das entregas e ações de aprimoramento. Vale reforçar que na gestão de desempenho organizacional os colaboradores não são analisados apenas de forma individual, mas também coletiva.
Alguns exemplos de indicadores de mensuração da gestão de desempenho estão relacionados à:
- Financeiro: geração de caixa, lucratividade, receitas e crescimento.
- Clientes: nível de satisfação.
- Processos internos: efetividade, inovação e operacional.
- Aprendizado e crescimento: satisfação dos colaboradores, entregas, desenvolvimento interno, treinamentos e competências.
Qual é a importância da gestão de desempenho organizacional?
Através da gestão de desempenho organizacional, os diretores, gestores e coordenadores conseguem tomar decisões preventivas, corretivas ou estratégicas com mais precisão. Como o processo permite a monitoração da performance empresarial através de indicadores qualitativos, torna-se possível realizar análises evolutivas e conclusões sobre a realidade do negócio.
Ou seja, esse processo viabiliza a sustentabilidade do negócio, bem como a identificação de meios que favoreçam o crescimento. Além disso, é preciso levar em consideração que a organização é um conjunto de pessoas que somam conhecimento, energia e engajamento para viabilizar as entregas de produtos e serviços de um negócio.
Logo, as empresas de sucesso precisam saber como cada recurso humano pode contribuir para as entregas finais de cada equipe ou departamento. Lembre-se que quanto mais elevada for a performance do quadro de colaboradores, melhor o posicionamento da empresa no mercado.
Qual é a diferença entre gestão de desempenho organizacional e avaliação de desempenho?
Os temos gestão de desempenho organizacional e avaliação de desempenho podem gerar certas confusões devido a sua semelhança. Embora eles não representam a mesma coisa, ambos são de extrema importância para o departamento de RH e os líderes.
Como dito anteriormente, a gestão de desempenho é o processo de monitoração e avaliação da performance empresarial como um todo. Já a avaliação de desempenho é uma análise que mensura as ações executada por cada colaborador. A avaliação individual dos colaboradores possibilita a tomada de decisões a respeito de movimentações, aprimoramento e crescimento do capital humano disponível.
Ou seja, a avaliação de desempenho é uma das ferramentas utilizadas na gestão de desempenho organizacional. Por isso, os gestores de RH precisam se preocupar em implantar avaliações bem estruturadas, assertivas e realistas. Essa é uma das maneiras de fortalecer o crescimento empresarial.
Confira: Saiba como usar a avaliação de desempenho em pequenas e médias empresas.
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