Como os seus gestores vão liderar as equipes após o fim do coronavírus?
Uma coisa é certa: essa crise vai acabar e o mundo será bem diferente com o fim do coronavírus. Os profissionais estarão mais dedicados para acompanhar as tendências e mudanças nos modelos de trabalho. As empresas precisarão transformar produtos e serviços para se manterem competitivas no mercado.
E o RH? Como os líderes vão encarar as novas realidades? Como desenvolver equipes nos novos cenários? Essas e outras respostas você encontrará neste artigo.
Tirar os planos do papel
O primeiro passo, seja para empresas ou profissionais, é tirar do papel todos os planos e ideias sobre o futuro. Um exemplo interessante é o home office. Há muito tempo esse assunto era pauta nas reuniões de RH, líderes e empresários. Mas, a maioria dos negócios entendia que não era o momento, que não havia estrutura ou preparo suficiente.
Entretanto, com as medidas de restrições para contenção do Coronavírus todos se viram diante de um grande dilema: migrar integralmente para o trabalho remoto ou fechar as portas. Esse desafio extremo fez com que a grande maioria entrasse instantaneamente em um processo de transformação e adaptação. E é surpreendente ver como os resultados de muitos estão sendo positivos.
É hora de aderir ao que já temos
Sabendo disso, a nossa primeira reflexão é sobre os outros pontos que todos nós sabemos que são necessários mudar. Quais tecnologias a sua empresa já poderia ter adquirido? Quais processos já poderiam ter sido atualizados? Quais produtos ou serviços precisam ser transformados para acompanhar as tendências atuais?
É hora de rever todos os planos e estratégias que traçamos para o futuro e começar a pensar em ações para colocá-los em prática. São nesses momentos de crise que entendemos o quanto nós e a nossa equipe são capazes de se superar.
“O que muda diz respeito à velocidade com a qual teremos que aderir ao que já temos como, por exemplo, inteligência artificial, realidade aumentada, gamificação, machine learning, processos de recrutamento e seleção realizados por Apps, ensino à distância e o nunca tão falado home office. O que muda é o nosso learnability, ou seja, a nossa capacidade de aprender”, Flora Alves, CLO da SG – Aprendizagem Corporativa
É hora de valorizar pessoas
Outro ponto chave para o futuro são os colaboradores. O mercado precisará cada vez mais de agilidade e flexibilidade para se adequar aos novos cenários e tecnologias. Logo, os profissionais precisarão compreender esses novos conhecimentos e desenvolver habilidades para acompanhar a modernização.
As empresas que não investirem em treinamentos e requalificações ou que não incentivarem essa reciclagem de conhecimentos estarão expostas à novos desafios. Quanto menos preparada for a equipe, em especial os gestores que comandam o negócio e os times, piores serão os resultados diante dos concorrentes
Priorize as ações de desenvolvimento e retenção
Uma boa solução para esse novo cenário são os planos de desenvolvimento individual e as ações de retenção de talentos. Ao incentivar o protagonismo de carreira e mostrar para os profissionais os pontos que precisam ser aperfeiçoados, os líderes estarão favorecendo a entrega de resultados cada vez melhores.
Reter os profissionais que são engajados, que possuem performance acima da média e que estão focados no desenvolvimento profissional é excelente para o negócio. Esses colaboradores ajudarão na reestruturação após o fim do coronavírus, seja para traçar estratégias para a recuperação das receitas, favorecer uma produtividade elevada ou encontrar soluções inovadoras.
Identifique os seus melhores colaboradores
Lembre-se que esses profissionais são os melhores aliados nesse momento. Por isso, recomendamos que você tenha ferramentas ou dados de confiança para conseguir identificar os talentos da sua equipe.
Uma maneira eficaz e que tem trazido resultados positivos é o nosso sistema de RH. Grandes empresas como Vivo, Bradesco e Raízen conseguem aplicar avaliações de desempenho baseadas na metodologia 9 Box para detectar os profissionais que favorecem o desempenho do negócio.
Essas avaliações geram dados de confiança que demonstram a performance, a evolução e as competências de cada profissional que compõe a equipe. Com a plataforma da Peex Brasil os líderes conseguem tomar decisões estratégicas para gerenciar crises e favorecer a sobrevivência da organização.
Quer saber como podemos te ajudar? Converse com um dos nossos consultores e prepare a sua empresa para o fim do coronavírus.