Como está o seu planejamento de recursos humanos para 2020?

Você sabia que um bom planejamento de RH pode ajudar no seu faturamento? 

Não é novidade que o planejamento ajuda a melhorar os resultados desejados. Entretanto, muitos líderes ainda esquecem que o planejamento de recursos humanos é um dos caminhos para conseguir melhorar os resultados das empresas.

Por isso, se você tem uma empresa de pequeno ou médio porte e ainda não fez o seu planejamento de RH para 2020, continue a leitura.

A rotatividade e os prejuízos invisíveis

Atualmente, a rotatividade é um dos grandes problemas enfrentado pelas equipes. Os impactos negativos de um turnover elevado vão além dos constantes processos de recrutamento e seleção.

Toda vez que um colaborador é desligado, a empresa precisa pagar valores consideráveis de rescisão e impostos que somados aos custos do novo processo seletivo e da contratação acabam se tornando ainda mais elevados. Além disso, precisamos levar em conta o tempo de adaptação do novo profissional, que na maioria das vezes resulta em baixa produtividade.

Já parou para colocar no papel qual é o custo dessa rotatividade para o seu negócio? Provavelmente você ficará espantado com o resultado.

Insatisfação e desmotivação das equipes

Outro problema que assola pequenas e médias empresas, reduzindo a lucratividade, são os baixos índices de satisfação interna. Sim, aquela conhecida frase que colaboradores felizes produzem mais é verdadeira.

Vale lembrar que dificilmente os gestores conseguirão manter o engajamento de 100% dos colaboradores. Mas, quando a maioria está insatisfeita os impactos negativos são inevitáveis.

Para evitar esse problema, é necessário realizar pesquisas internas e ações para melhorar o clima. Uma boa solução é desenvolver lideranças alinhadas à cultura organizacional ou até mesmo manter canais ativos que favoreçam uma comunicação transparente.

Metas abaixo do esperado

Esse problema pode surgir por diferentes motivos, seja por obstáculos internos ou externos. Para esse texto, vamos considerar a baixa performance de profissionais qualificados.

Em algumas ocasiões, o gestor pode identificar através de uma boa avaliação de desempenho que um de seus colaboradores está apresentando um baixo desempenho. Apesar de possuir competências excelentes e um bom resultado com algumas atividades complementares a sua função principal, ele não consegue atingir as metas principais.

Analisando melhor as atividades de cada membro da equipe, o gestor resolve realocar o profissional em uma nova função e nota uma melhoria considerável.

Não é difícil encontrarmos equipes que apresentam baixo rendimento pela má alocação do capital humano. Apesar de boas contratações, a utilização das competências e habilidades não é realizada de forma estratégica, reduzindo e muito a performance dos departamentos.

Quer investir em uma sistema de RH que te ajuda a maximizar o capital humano? Aproveite os 25% OFF da nossa Black Friday. Clique aqui e garanta o seu desconto até o dia 13 de Dezembro.

Mas, como o planejamento de recursos humanos pode ajudar?

Nesse momento você pode estar se perguntando qual é a relação desses problemas com o planejamento de RH. A resposta é simples: um bom planejamento evita esses e outros impactos no seu negócio.

O setor de RH é responsável por gerir e maximizar o potencial humano, garantindo a satisfação interna, o alinhamento com as estratégias do negócio e a melhoria da performance produtiva dos profissionais.

Ou seja, através do planejamento o RH consegue definir ações e prazos para organizar processos estratégicos que podem favorecer positivamente o faturamento da empresa. Alguns exemplos:

  • Avaliações de desempenho bem estruturadas e recorrentes;
  • Feedbacks entre todos os líderes e liderados;
  • Ações de reconhecimento, desenvolvimento e retenção;
  • Plano de desenvolvimento individual;
  • Plano de carreira;
  • Plano de sucessão;
  • Melhores práticas para comunicação interna;
  • Ações para fortalecer a cultura organizacional interna;
  • Pesquisas de satisfação por departamento;
  • Programas de desenvolvimento de lideranças humanizadas;
  • Treinamentos internos;

O RH é a ponte entre colaboradores e objetivos estratégicos

Lembre-se que independente do tamanho da sua empresa, a área de gestão de pessoas é responsável por ligar as estratégias do negócio ao capital humano. E para que esse encontro seja estratégico e traga resultados positivos, o planejamento de recursos humanos é essencial.

Por isso, aproveite os últimos dias do ano para colocar no papel as principais ações que podem melhorar o faturamento da sua equipe em 2020.

E se você precisa de mais algumas dicas sobre o assunto, confira também:

Saiba o que não pode faltar em um planejamento estratégico de RH

Como fazer um planejamento orçamentário de RH para 2019