A crise gerada pela pandemia do Coronavírus exige uma atuação ativa do RH
Enquanto algumas empresas aderiram o home office como solução para evitar aglomerações e propagação da contaminação, outras continuam atuando normalmente. Sabemos que nem todo tipo de negócio permite essa flexibilização do trabalho, exigindo a presença física dos profissionais.
Motoristas, donos e funcionários de supermercados ou de restaurantes, farmacêuticos, policiais, médicos e enfermeiros são apenas alguns exemplos. E em muitos desses casos a rotina exige um contato direto com inúmeras pessoas, algumas possivelmente infectadas pelo Coronavírus.
Como resultado, a grande maioria dos colaboradores encontra-se vulnerável. E é nesse momento que o RH humanizado ganha uma responsabilidade ainda maior: cuidar dessas pessoas.
Mas, como isso é possível?
Oferecer instruções para evitar a contaminação
A primeira coisa que o RH precisa fazer é disponibilizar informação de confiança e orientação adequada para manter a segurança de todos os profissionais. E não é porque a sua empresa não lida com atendimento direto ao público que você está isento dessa tarefa.
Sim, todos os departamentos de RH precisam adotar medidas básicas para que os profissionais não se contaminem no local de trabalho:
- Álcool 70%;
- Objetos descartáveis;
- Fornecer orientações sobre como manter a higienização;
- Proibir o compartilhamento de itens, sempre que possível;
- Limpar regularmente os espaços de uso;
- Evitar aglomerações, sempre que possível.
Lembre-se que enquanto os profissionais estiverem no escritório, é responsabilidade do RH garantir a sua saúde no trabalho.
Já para as empresas que lidam diretamente com o público, em especial os hospitais que recebem os enfermos, o RH precisa ter uma atuação diferenciada. Além de ter condutas rigorosas para zelar pelos médicos, enfermeiros, recepcionistas e assistentes é fundamental oferecer apoio para que os profissionais consigam lidar com tanta pressão.
Manter uma comunicação ativa e otimista
Essa pode ser uma tarefa extremamente complicada dentro dos hospitais, mas é fundamental para as organizações que estão atuando em home office. Lembre-se que os seus colaboradores estão em casa, com acesso direto e constante à inúmeras informações negativas.
Não é por acaso que a ansiedade, o medo e o pânico estão aumentando entre as pessoas. Por isso, procure manter ativo os canais de comunicação do negócio. Crie mensagens de otimismo e de engajamento para as equipes, estimule que os líderes conversem constantemente com os seus liderados, incentive a prática de exercícios físicos dentro de casa e dicas de como lidar com o isolamento social.
Outra dica para conter o nervosismo generalizado é desenvolver comunicados com informações oficiais do Coronavírus. Afinal, sabemos o quanto as fake news podem ser prejudiciais.
Caso a sua empresa continue atuando de forma presencial, você pode aplicar todas as ações citadas acima e reforçar a importância dos diálogos presenciais. Evitar falar sobre o assunto o tempo inteiro pode ser uma boa maneira de distrair e cuidar dos colaboradores.
Implantar ações emergenciais
Não podemos esquecer do papel estratégico que esse departamento possui para o sucesso do negócio e a sua sobrevivência. É válido reforçar que o RH tem grande parcela de responsabilidade para que as empresas alcancem os seus objetivos.
Pensando nisso, os gestores precisam pensar em soluções para gerenciar essa crise e os impactos econômicos que isso pode trazer para o negócio. Incentivar a produção é fundamental, mas só isso não será o suficiente para manter a organização ativa.
Analise o cenário atual das equipes, converse com os gestores das outras áreas e alinhe com os diretores ou donos do negócio ações e planejamentos que podem ser adotados nos próximos dias para conter os gastos extras. Talvez seja a hora de reinventar alguns processos e utilizar a tecnologia a seu favor.