Será que é possível ter uma equipe operacional atuando com um mindset agile? Sim!
Ainda é comum encontrarmos no mercado a ilusão que a metodologia agile só pode ser aplicada em equipes de tecnologia. A verdade é que todos os departamentos, de várias empresas, estão se beneficiando com a mudança de mindset dos colaboradores.
Não é preciso trabalhar com tecnologia para querer buscar pontos processuais a serem aperfeiçoados. Pelo contrário, para o sucesso do negócio é fundamental que todos os colaboradores se preocupem com a melhoria dos processos e a otimização de atividades que apresentam falhas.
E isso é apenas a ponta do iceberg. Continue a leitura para descobrir como uma equipe preparada para aplicar a metodologia agile pode transformar o seu RH.
Agile: perfil dos profissionais
Talvez você ainda tenha a mesma dúvida que a maioria das pessoas, afinal, qual é o perfil de um profissional agile? Quais os comportamentos que são necessários para trabalhar com a metodologia agile? Confira abaixo alguns pontos que são indispensáveis:
- Vontade de reinventar processos
- Busca por resultados assertivos
- Transformação de comportamentos e de hábitos que não ajudam na produtividade
- Visão holística do negócio
- Colaboração e bom relacionamento interpessoal
- Comunicação transparente
- Desenvolvimento constante
- Flexibilidade
De forma geral, um profissional ágil é aquele que está sempre atento para as oportunidades de melhoria, tanto dele quanto do ambiente que o cerca, e que se preocupa em tentar resolver os problemas de forma rápida e positiva. Para eles, gerar um valor percebido e um retorno positivo para a empresa e para o cliente final é fundamental.
Por isso, engana-se quem pensa que essa metodologia não pode ser aplicada nos departamentos operacionais, como marketing, financeiro e RH.
Colaboração e produtividade: a dupla da vez
Outra vantagem de ter profissionais ágeis trabalhando na gestão de pessoas são os pilares que norteiam a metodologia. Para cumprir as “missões” pretendidas pelo agile, os colaboradores precisam apresentam algumas competências que favorecem o crescimento do setor.
Dentre elas podemos citar uma boa comunicação, um relacionamento interpessoal positivo, colaboração em soluções criadas em equipe, empatia e confiança. Esses elementos ajudam a construir equipes de alta performance que aceitam opiniões, críticas e sugestões.
Logo, podemos notar um ambiente favorável para a inovação de produtos, serviços e processos, bem como para o desenvolvimento constante da equipe. Lembre-se que profissionais fechados, que trabalham sem receber insights externos ou que ficam apenas focados nas atividades individuais diárias acabam apresentando os mesmos resultados e podem perder a motivação com mais facilidade.
Sabendo disso, você pode refletir sobre as transformações que uma equipe ágil seria capaz de gerar no seu negócio. Como eles poderiam alavancar a sua vantagem competitiva? Como o ambiente de trabalho poderia ser aprimorado? Quanto vale manter o seu RH nos padrões tradicionais?
RH tradicional x RH ágil
Quando comparamos as duas realidades, encontramos algumas diferenças consideráveis. Confira:
‘
Com qual dessas realidades o seu time de recursos humanos se identifica? Ela é a melhor opção para a produtividade assertiva? Como você poderia melhorar a eficiência da sua equipe?
Gostou? Então compartilhe esse conteúdo nas mídias sociais! Ajude outros profissionais a saberem mais sobre a metodologia ágil.
Para continuar recebendo conteúdos atualizados sobre gestão de pessoas, inscreva-se em nossa newsletter.
Outros conteúdos que você também vai querer ler:
Descubra como pode ser fácil incentivar o protagonismo do colaborador
Você conhece o modelo de Avaliação de Desempenho do sistema Peex Brasil?