Práticas assertivas como recrutamento e seleção, integração de novos colaboradores e avaliação de desempenho podem fazer a diferença na sua empresa.
Através de algumas iniciativas de RH para pequenas e microempresas, muitos líderes conseguem melhorar os índices de produtividade e engajamento.
Se você é líder ou dono de uma empresa e está querendo expandir os resultados em 2021, continue a leitura! Descubra como mudar o cenário atual para garantir a lucratividade do negócio.
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1. Melhoria no recrutamento e seleção
Uma das ações mais importantes de todo o RH é a contratação de colaboradores que estejam alinhados aos interesses da organização. Para isso, os profissionais selecionados precisam apresentar as habilidades técnicas necessárias para a realização das tarefas, bem como comportamentos e valores alinhados com os da empresa.
Independentemente do tamanho do negócio, ter colaboradores que não estejam alinhados com a cultura organizacional ou que não dominem as ferramentas necessárias para a função pode trazer prejuízos consideráveis.
Dessa forma, os profissionais de RH de pequenas e microempresas precisam estar atentos na hora de selecionar um candidato. Ter um processo de recrutamento e seleção bem estruturado, planejado e rigoroso pode melhorar a qualidade dos resultados alcançados pela organização.
2. Estruturar integração de novos colaboradores
Outra prática que faz a diferença é a integração de novos colaboradores. Ter um ambiente harmonioso e colaborativo é importante para estimular o engajamento dos profissionais. Quando a empresa não possui ações de integração de novos colaboradores, os mesmos podem se desmotivar rapidamente.
Além disso, a integração é importante para que os novos colaboradores compreendam as regras, políticas, valores, interesses e expectativas da organização. Sem esse alinhamento inicial, os profissionais podem demorar mais tempo para se adaptar e vestir a camisa da empresa.
3. Implantar avaliações de desempenho
Com qual frequência você aplica a avaliação de desempenho na sua equipe? Esse é um dos desafios das micros e pequenas empresas. Com o quadro de colaboradores enxuto e muitas atividades para serem realizadas, é comum que os líderes não tenham tempo suficiente para aplicar avaliações de desempenho com frequência.
Entretanto, esse é um dos fatores que pode causar impactos negativos no resultado organizacional. Os profissionais precisam receber feedbacks e orientações sobre o seu trabalho para melhorarem a produtividade e performance. Caso contrário, dificilmente saberão o que precisa ser aprimorado, mantendo o mesmo padrão de entrega.
Lembre-se também que os profissionais valorizam empresas que possuem ações de crescimento e que oferecem oportunidades de desenvolvimento. Se os seus colaboradores não perceberam que estão sendo reconhecidos ou que existem caminhos para o aprimoramento, eles podem se desmotivar, podendo inclusive buscar novos desafios no mercado.
Nesse sentido, o departamento de RH deve realizar uma análise a respeito do modelo de avaliação de desempenho que se enquadre na estratégia e orçamento organizacional. Com isso, o processo será mais assertivo, adaptando-se a realidade das equipes.
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