Sistema-de-gestão-de-RH-como-entender-se-sua-empresa-precisa-de-um
Sistema-de-gestão-de-RH-como-entender-se-sua-empresa-precisa-de-um

Não importa o setor de atuação ou o tamanho da empresa: um sistema de gestão de RH facilita processos, aumenta a produtividade e dá uma visão clara do quadro de funcionários e de como aproveitar melhor os recursos à disposição.

Mais do que controlar o que acontece na empresa, utilizar esse sistema vai garantir a competitividade e dar margem para que as tomadas de decisões sejam realizadas de maneira estratégica e consciente. Entenda melhor como a sua organização pode se beneficiar com a implantação desse recurso.

Avaliação de funcionários

Você costuma conduzir avaliações de desempenho entre as equipes? Mensurar o desempenho dos empregados é importante para direcionar esforços, aparar arestas dentro do processo produtivo e ajudar até mesmo no desenvolvimento pessoal de cada contratado.

Com um sistema de gestão de RH, é possível conduzir essas avaliações de maneira mais fácil e precisa, arquivando dados que podem servir, futuramente, para estudos comparativos. Esse tipo de sistema monitora a evolução dos colaboradores e guia os trabalhos para que as metas sejam alcançadas.

Transparência nos processos

Uma característica comum nos profissionais atuais é a preocupação com o plano de carreira e com o crescimento dentro da empresa. Isso é ainda mais nítido em jovens da geração millenial, que buscam resultados rápidos e estão dispostos a se esforçar ao máximo para aproveitar as oportunidades.

Um sistema de gestão de RH organiza os processos de promoção e os incentivos que os funcionários recebem. A prática permite aos empregados entenderem em que nível estão dentro da organização para pleitearem o cargo desejado.

Arquivamento de dados

O departamento de Recursos Humanos lida diariamente com uma quantidade enorme de informações. Muitos desses dados precisam ser arquivados por meses e até anos, principalmente para resguardar a empresa em situações de processos trabalhistas, por exemplo.

Esta é mais uma das vantagens que o sistema de gestão de RH oferece: se você está enfrentando dificuldades para organizar as informações relacionadas não só à performance, mas também às rotinas de departamento pessoal – como folhas de ponto e avisos de férias –, talvez seja a hora de contratar um bom software que atenue problemas dessa ordem.

Visão geral da gestão de pessoas

Para que seja eficiente, a gestão de pessoas deve ser feita do modo mais claro possível. Um sistema de gestão de RH orienta na manutenção das informações disponíveis para consulta, ajudando na tomada de decisões e apoiando a atuação estratégica do departamento de Recursos Humanos.

Dessa maneira, dados importantes não ficam centralizados. Um bom sistema vai permitir que os gestores das equipes, a liderança e os CEOs acessem gráficos e relatórios e entendam como está a saúde do capital humano da empresa.

Se você ainda tem dúvidas se deve ou não contratar um sistema de gestão de RH para a empresa, saiba que este é um investimento que trará retornos não só nos processos internos, mas também na retenção de talentos e no aumento da produtividade. Trata-se de uma ferramenta que impacta todos os aspectos que tangem a administração dos funcionários dentro do ambiente laboral, desde uma empresa de pequeno até uma de grande porte.

Para auxiliar na gestão de pessoas, a Peex Brasil desenvolveu um teste que vai avaliar o nível de maturidade da sua empresa para medir potencial e desempenho dos colaboradores.