Gestão de RH: saiba como medir a performance dos colaboradores em tempo real
Gestão de RH: saiba como medir a performance dos colaboradores em tempo real

A importância de medir a performance para uma boa gestão de RH

Na gestão de RH, mensurar a performance dos colaboradores é importante para alcançar metas. A prática permite um aproveitamento melhor dos talentos, um planejamento de ações mais assertivo e, de quebra, fomenta o desenvolvimento dos funcionários.

A avaliação de desempenho exige acompanhamento preciso – isso significa que fazer apenas uma análise anual não traz os benefícios necessários. Acompanhe o post para entender melhor.

A produtividade dos funcionários é essencial para garantir a competitividade da empresa e o alcance de metas. Ao mensurar os resultados de cada colaborador, os profissionais de RH têm condições de entender quais rotinas estão funcionando melhor e fazer os ajustes necessários.

Com as avaliações de desempenho, é possível averiguar quais são as habilidades mais proeminentes em cada indivíduo e, a partir disso, realocar um a um em funções que lhes incentivem a apresentar performance melhor.

Esses resultados também permitem que os pontos fracos de cada membro sejam trabalhados. Esse treinamento, além de desenvolver o engajamento, ajuda a cobrir lacunas, porque, ao oferecer capacitação para os profissionais, evita que os recrutadores partam para o mercado em busca de pessoas com as habilidades procuradas.

Medindo a performance em tempo real

A avaliação da performance dos funcionários é feita tradicionalmente uma vez por ano. Essa prática, porém, está caindo em desuso, pois não traz efeitos concretos: o conteúdo passado durante o feedback acaba sendo esquecido pelo colaborador, que mal vai se lembrar dos detalhes tratados. Consequentemente, a mensuração do desempenho não traz resultados positivos.

A tendência atual é a realização de reuniões e conversas constantes para direcionamento e correções. A performance também passa a ser medida em tempo real. As ações, por sua vez, são identificadas automaticamente e repassadas aos funcionários.

A manutenção de informações atualizadas promove o desenvolvimento rápido do profissional, além dos impactos quase instantâneos para a empresa, que vê a produtividade aumentar em um intervalo curto de tempo, retém os profissionais adequados e se compromete com o processo de sucessão de cargos de liderança.

A gestão de RH é favorecida com essa prática, podendo atuar de maneira estratégica. Para que isso ocorra, é necessário adequar as ferramentas conforme o perfil da empresa, alinhando necessidades e escolhendo softwares capazes de entregar resultados com agilidade e precisão.

A melhor ferramenta para ajudar na gestão de RH

Ao entender como um feedback em tempo real pode ajudar a empresa, escolha uma plataforma de qualidade capaz de organizar dados, oferecer um fluxo ágil de informações e permitir a comparação de resultados.

Essas funcionalidades vão ajudar na gestão estratégica, oferecer mais rapidez ao processo e possibilitar que essas informações sejam acessadas pelos gestores das equipes. Isso contribui para uma administração de talentos bastante eficaz, sem deixar de lado a segurança e a proteção dos dados.

Conheça o nosso software que vai ajudar na gestão de RH da sua empresa. Você vai poder conferir a performance em tempo real e fornecer insumos para a realização de feedbacks com agilidade, sem abrir mão da segurança e do sigilo das informações. Clique aqui e confira.