Confira 5 maneiras de avaliar o momento certo de contratar um sistema de gestão de RH

A contratação de um sistema de gestão de RH pode fazer toda a diferença no fluxo de trabalho do departamento, permitindo uma atuação mais estratégica e melhor aproveitamento do capital humano. Esses sistemas costumam ser multitarefas e apresentam vários módulos que podem ser aplicados em empresas de diversos portes e ramos de atuação.

1 – É preciso realizar avaliações de desempenho

Saber aproveitar as habilidades dos funcionários, treinar novos colaboradores e aumentar o rol de competências à disposição são necessidades que as empresas enfrentam e, muitas vezes, não sabem como resolver.

Se esse é o seu caso, você pode contar com o auxílio de ferramentas capazes de realizar avaliações de desempenho que possibilitam a mensuração da performance.

Um sistema de gestão de RH pode ser contratado como um pacote definido, no qual apenas algumas customizações são necessárias. Ele também pode ser ajustado de acordo com a demanda da organização.

Alguns modelos de avaliação de desempenho disponíveis são o 9 Box e avaliações 90°, 180° e 360°.

2 – Os recrutamentos externos e internos apresentam problemas

Um dos pilares do bom funcionamento de uma empresa é a contratação de profissionais competentes e envolvidos com a cultura organizacional, verdadeiramente motivados com o trabalho que executam.

Um bom sistema de gestão de RH oferece o gerenciamento do processo seletivo desde o controle do número de vagas até a contratação.

Esse software também auxilia no recrutamento interno, armazenando o histórico de cada funcionário, os treinamentos realizados e mantendo o banco de dados atualizado se houver futuras vagas.

3 – Dificuldades para estabelecer planos de carreira e de sucessão

Cuidar da sucessão de cargos, principalmente em posições de liderança, pode ser desafiador para muitas empresas. Um bom sistema de gestão de RH integra os dados para identificar quais funcionários podem assumir um cargo de maior responsabilidade.

Os colaboradores também podem aproveitar esse software para conhecer as competências de cada função e como devem se preparar para crescer hierarquicamente na empresa.

4 – Necessidade de suporte para a realização de treinamentos

Proporcionar treinamentos não só capacita os empregados, como aumenta o engajamento e melhora a qualidade do trabalho realizado.

No entanto, o RH precisa conhecer as habilidades de todos os profissionais e quais são as demandas da empresa, para que fique claro quais lacunas precisam ser preenchidas.

Também existe a possibilidade de se obter dados estratégicos sobre treinamentos previstos e realizados e o retorno que trouxeram à organização.

5 – Problemas com o desligamento de profissionais

Outra ferramenta interessante de um software de gestão de RH é a possibilidade de identificar as chances de um colaborador se desligar da empresa, o que o motiva a tomar essa decisão, e criar um planejamento que evite esse problema e aumente as possibilidades de retê-lo da empresa.

Trabalhar a permanência dos melhores talentos é vital para o crescimento da organização! Com o apoio de um software que auxilie nesse quesito, o trabalho ganha direcionamento e eficiência.

Conte com o apoio da Peex para ajudar a resolver essas questões na sua empresa.

Oferecemos um sistema de gestão de RH completo, que pode ser adaptado para as suas necessidades independentemente do tamanho ou do ramo de atuação do seu negócio. Entre em contato conosco!