Aspectos como engajamento, satisfação, produtividade e desenvolvimento melhoram consideravelmente quando a avaliação de desempenho é bem estruturada.

Independente do modelo de avaliação de desempenho escolhido, os benefícios poderão ser notados em qualquer negócio. Tal fato tem levado cada vez mais empresas a investirem em ferramentas que possibilitam o aperfeiçoamento das avaliações e de métricas a elas relacionadas. Com o auxílio de sistemas personalizados, muitos gestores estão tomando decisões mais assertivas, potencializando a capacidade de produção das equipes.

Acompanhe-me na leitura e conheça alguns benefícios da avaliação de desempenho. Não fique para trás, invista em um RH estratégico.

Confira também: Pare de cometer esses 3 erros ao definir metas

Aproveite os benefícios da avaliação de desempenho para impulsionar a lucratividade do seu time

As empresas dependem de colaboradores motivados, desenvolvidos e engajados para entregar resultados acima da média. É com o apoio desses profissionais que os negócios conseguem colocar em prática estratégias ou planejamentos que permitem a sobrevivência diante do mercado.

LucratividadePor isso, ter uma equipe em evolução constante é o segredo do sucesso de grandes empresas. Através do desenvolvimento do quadro de colaboradores, as organizações conseguem entregar resultados inovadores. E isso tudo é possível se os líderes implementarem uma boa política de avaliação de desempenho.

 

Ajuda na construção equipes de alta performance

Quando a avaliação de desempenho é planejada, estruturada e bem aplicada – por todos os líderes – a empresa tende a ver a evolução dos departamentos. Isso ocorre porque as avaliações dão aos gestores informações cruciais a respeito da realidade dos profissionais que atuam no departamento.

Dessa forma, torna-se possível identificar os potenciais talentos, os colaboradores que não estão atingindo as expectativas, os que possuem comportamentos prejudiciais ao restante do grupo e aqueles que ajudam a manter a motivação da equipe.

Aumenta a satisfação e engajamento

Lembre-se que os colaboradores buscam valorização e reconhecimento. Nesse sentido, a avaliação de desempenho é importante para que o profissional saiba que os seus esforços estão sendo acompanhados e respeitados. Além do mais, serve para norteá-lo rumo ao desenvolvimento profissional.

Com esse acompanhamento, a empresa passa a ganhar na melhoria das entregas e o colaborador passa a ficar mais engajado pois percebe possibilidades de desenvolvimento profissional e até mesmo progresso na carreira.

Retém talentos

Atualmente, as empresas “disputam” os talentos que estão disponíveis no mercado de trabalho. Sabendo disso é crucial que os gestores de RH e líderes direto tenham ferramentas capazes de ajudá-los na identificação dos profissionais acima da média.

E esse é outro benefício da avaliação de desempenho. Ao mesmo tempo em que ela permite que os gestores identifiquem os profissionais da equipe por suas entregas, ela faz com que o colaborador se sinta valorizado, diminuindo o turnover.

Ajuda na compreensão de cenários

A avaliação de desempenho fornece informações que ajudam os líderes na hora de tomar decisões relacionadas a prevenção de problemas, sejam eles de comportamento, produtividade ou técnica.

No momento em que o líder passa a conhecer os seus colaboradores, fica mais fácil de gerar análises para saber se a equipe conseguirá atingir as metas do departamento ou não. Também é possível compreender como cada profissional impacta nas estratégias organizacionais e como isso pode ajudar na lucratividade.

Conte com a confiabilidade da tecnologia

Explore todos esses e outros benefícios que a avaliação de desempenho tem a oferecer. Converse com a Peex Brasil para conhecer mais sobre os sistemas de RH especializados nesse assunto.

Otimize o processo de mensuração, acompanhamento e análises. Tome decisões rápidas, retenha os seus melhores funcionários, identifique os gaps com precisão e invista em treinamentos assertivos. Agende uma demonstração GRATUITA com a Peex Brasil e comece a maximizar o capital humano da sua empresa.

Tecnologia

Para receber conteúdos sobre gestão de pessoas, inscreva-se em nossa newsletter.