analisar os resultados da avaliação de desempenho

Gestores de RH e líderes, vocês sabem como analisar os resultados da avaliação de desempenho? O que fazer para maximizar a performance dos colaboradores? Como extrair o melhor de cada um para impulsionar o crescimento da empresa? Essas são algumas dúvidas recorrentes nos gestores de RH e líderes de equipes.

Pensando nisso, a Peex Brasil – empresa desenvolvedora de sistemas para RH – preparou 3 dicas para auxiliar os gestores na hora de analisar os resultados da avaliação de seus liderados. Confira o que fazer para maximizar o capital humano.

1. Verifique a evolução do colaborador

Ao finalizar o processo de avaliação dos colaboradores, levante os resultados dos últimos períodos para analisar a evolução de cada profissional. É crucial que os líderes e o RH tenham métricas evolutivas para mensurar o desempenho dos colaboradores.

Caso contrário, as ações traçadas para o próximo período podem ser ineficientes. Compreender o que já funcionou com o profissional, onde ele desenvolveu melhor e quais os comportamentos apresentados nos processos indicados é fundamental para uma avaliação completa e assertiva.

2. Elabore ações para cada nível de desenvolvimento

Outra dica é dividir os colaboradores em grupos, conforme a média de desempenho apresentada. Por exemplo, abaixo da média, dentro da média e acima da média. Dessa forma você conseguirá agrupar ações estratégicas para extrair o melhor de cada grupo, auxiliando o desenvolvimento dos profissionais conforme a sua necessidade.

Isso também ajudará a identificar os colaboradores que superam as expectativas nas entregas e empenho. Lembre-se que a retenção de talentos e a valorização dos colaboradores produtivos é essencial para as empresas que querem se manter ativas no mercado.

3. Estruture o feedback com base em exemplos que demonstrem o resultado da avaliação

Recomendamos que o feedback a ser feito com cada profissional, formalizando a devolutiva da avaliação e o PDI, seja baseado em exemplos concretos, capazes de demonstrar os resultados. Caso contrário, os profissionais podem ter dificuldade em compreender ou até mesmo aceitar os pontos que precisam ser melhorados.

Lembre-se de estruturar um plano de desenvolvimento individual junto com cada colaborador. Indique ações que viabilizaram o aprimoramento do profissional de forma alinhada com os objetivos organizacionais. Dê oportunidade dele expressar a opinião ou indicar alguma tarefa de melhoria. Quando a construção é feita em equipe, o engajamento tende a ser maior.

Otimize o processo de avaliação de desempenho

Investir em sistemas de RH desenvolvidos especialmente para maximizar o capital humano e automatizar o processo de avaliação de desempenho é uma opção para as empresas que querem garantir o seu crescimento. Através desses sistemas, os líderes e profissionais de RH passam a centralizar as informações, métricas, metas e dados evolutivos em um único local.

Avaliação de desempenho, feedback, promoções, desligamentos, estruturação de plano de carreira, gestão de treinamento e retenção de talentos. Esses são apenas alguns processos que são beneficiados com a assertividade, praticidade e segurança dos sistemas de RH da Peex Brasil.

Quer descobrir soluções práticas para desenvolver a sua equipe? Entre em contato com o nosso time comercial. Em 2019, tenha um time de alta performance!

Para receber mais conteúdos sobre gestão de pessoas, inscreva-se em nossa newsletter.

Outros conteúdos que você também vai querer ler:

Você precisa de um RH estratégico? Conheça a Peex Brasil

Aumente o seu faturamento com o sistema de RH da Peex Brasil