5 dicas infalíveis para estimular o trabalho em equipe

Antes de atingir a alta performance, os departamentos precisam saber como funciona o trabalho em equipe. Sem colaboração, confiança, respeito e comunicação assertiva, dificilmente os resultados do grupo serão acima da média.

Se você está enfrentando problemas de relacionamento entre os membros da equipe ou se quer ver a performance do grupo melhorar, esse post irá te ajudar. Continue a leitura e descubra 5 dicas infalíveis para colocar em prática o quanto antes.

1. Invista em uma comunicação transparente

Evite que os boatos negativos sejam disseminados ou que contaminem a motivação do grupo. Desenvolva uma comunicação assertiva, permitindo que todos os colaboradores tenham acesso, de forma clara, as informações necessárias. Quanto maior for o entendimento sobre os valores, metas, comportamentos, política, promoções e projetos, maior o engajamento.

2. Defina as funções de cada um

Mantenha os membros da equipe conscientes sobre o seu papel dentro do grupo. Estabelecer funções e distribuir responsabilidades entre os colaboradores é essencial para que ninguém se sinta injustiçado. Isso também evita margens a respeito de favoritismo.

Quando o líder consegue definir papéis e atividades alinhadas com as habilidades de cada um, os resultados tendem a ser mais benéficos. Dessa forma, cada profissional conseguirá extrair o melhor de suas competências.

3. Estabeleça metas para o grupo

Metas compartilhadas estimulam o trabalho em equipe uma vez que um depende do outro para conquistar o resultado final. Incentivar o companheirismo e o colaboração entre os profissionais é crucial para que eles possam desenvolver comportamentos positivos. Além disso, cria-se a compreensão que todos fazem parte do mesmo departamento.

Utilizar apenas metas individuais pode distanciar ainda mais os colaboradores quando há um forte clima de competitividade instalado no departamento.

4. Comemore as conquistas e valorize os bons comportamentos

Lembre-se de valorizar as conquistas resultantes do trabalho em equipe. Celebrar esses momentos é fundamental para reforçar os comportamentos desejados. Dessa forma, os colaboradores entenderão os efeitos positivos dos seus atos, criando novos hábitos de convivência.

5. Seja o exemplo 

Como você se relaciona com os outros colegas de trabalho? Há conflitos entre os líderes dos departamentos? Tenha em mente que os líderes servem como exemplo para os colaboradores.

Por isso, vestir a camisa da empresa, colocando em prática os comportamentos e valores existentes nas políticas internas é crucial para que a cultura organizacional desejada seja disseminada. Se os gestores não souberem trabalhar em equipe, respeitar o próximo e passar informações com clareza, os prejuízos podem ser grandes para a motivação dos liderados e até mesmo para o sucesso do trabalho em equipe.

Quer receber mais conteúdos sobre gestão de pessoas? Inscreva-se em nossa newsletter e curta a nossa página no facebook.

Outros conteúdos que você vai querer ler:

Motivação no trabalho x motivação organizacional: entenda a diferença

4 maneiras de usar o sistema de RH da Peex Brasil para manter a equipe engajada