3 passos para colocar o people analytics em prática

people analytics está revolucionando a maneira como as empresas estão encontrando soluções para os problemas relacionados a gestão de pessoas.

Pensando nisso, a Peex Brasil – empresa desenvolvedora de sistemas de RH – elencou 3 passos para você colocar o people analytics em prática.

Descubra o que fazer para começar a utilizar os dados de forma estratégica. Aprenda a extrair o melhor do quadro de colaboradores e tenha uma equipe engajada. Para saber mais, continue a leitura!

Leia também: People analytics: o novo instrumento para a gestão de pessoas.

1. Invista em capacitação do RH

O primeiro passo para colocar o people analytics em prática é proporcionar a capacitação da equipe de RH para que eles possam trabalhar com dados. Lembre-se que essa metodologia refere-se ao uso da ciência dentro do RH. Ou seja, os profissionais do departamento precisam ser capazes de questionar, coletar, tratar, analisar, modelar e interpretar dados.

Sem isso, a empresa corre grande chance de ficar apenas nas duas etapas iniciais do processo, que englobam reporte e métricas. Nesse contexto, o RH será capaz de coletar dados e criar métricas básicas, porém, sem conseguir evoluir para as fases de análises e modelagem (previsão de cenários futuros).

2. Tenha ferramentas de qualidade para adicionar e monitorar dados

Outro ponto crucial para o sucesso do people analytics é a utilização de sistemas de RH que possibilitam aos profissionais de RH segurança, praticidade, assertividade e otimização. Através dessas ferramentas, torna-se possível incluir dados, monitorar evoluções, criar análises, extrair relatórios e muito mais.

Além disso, os sistemas de RH oferecem agilidade e confiabilidade. Uma vez que todos os colaboradores utilizam a mesma plataforma para adicionar ou remover informações, obtêm-se um cenário dinâmico que remete a realidade. Tal fator também possibilita que os líderes tomem decisões mais rápidas, pois não precisam ficar aguardando o repasse de dados.

3. Envolva a participação dos líderes

Por fim, o departamento de RH precisa incentivar e envolver todos os líderes do negócio para participar do processo de implementação e utilização do people analytics. Os líderes são os responsáveis por desenvolver, guiar e monitorar os seus liderados, sendo aliados importantes dos profissionais de gestão de pessoas.

Vale lembrar também que a metodologia pode auxiliar gestores que estão enfrentando problemas em departamentos específicos. Com o uso das informações corretas, esses gestores ficam mais propensos a conseguir melhorar o engajamento, a retenção de bons colaboradores, aplicação de treinamentos eficazes e muito mais.

Quer colocar o people analytics em prática? Agora que você já sabe os 3 passos iniciais, entre em contato com a Peex Brasil. Nossos sistemas de RH estão ajudando inúmeras empresas a maximizar a gestão de pessoas, não deixe de conferir!

Para ficar atualizado sobre os assuntos de gestão de pessoas, inscreva-se em nossa newsletter!

Confira: 5 motivos para substituir planilhas por um sistema de RH da Peex Brasil.