Gestores que utilizam a matriz 9 box conseguem realizar a gestão do capital humano de forma estratégica e eficaz.
Entretanto, existem alguns erros que impactam no aproveitamento das informações e que devem ser evitados. Por isso, os profissionais de RH e gestores precisam analisar se a metodologia está funcionando corretamente.
Evitar a aplicação incorreta dos termos, realizar avaliações com muita subjetividade, rotular pessoas, estimular uma competição desenfreada para ranqueamento e comitês de calibração improdutivos são alguns exemplos de erros que atrapalham o funcionamento da metodologia.
Continue a leitura para descobrir se a sua matriz 9 box está funcionando corretamente. Para saber mais, aproveite para participar do nosso treinamento: Avaliação de desempenho com a matriz 9box
Os gestores evitam o excesso de subjetividade nas avaliações?
Lembre-se que a avaliação de desempenho serve para avaliar a capacidade produtiva dos colaboradores e tem o objetivo de potencializar e desenvolver o capital humano. Por isso, se os gestores realizam análises e classificações tomando como base a subjetividade, o resultado pode ser impactado negativamente.
No processo de avaliação, o líder precisa chegar em conclusões sustentadas no desempenho apresentado, nas metas alcançadas, nas atividades entregues e no comportamento demonstrado. Também é preciso levar em conta os potenciais que o profissionais realmente apresenta.
Gestores que se respaldam apenas na própria opinião, levando em consideração a convivência, a observação ou até mesmo a afinidade que possui com o colaborador correm o risco de gerar ponderações desalinhadas com a realidade. Tal fator interfere diretamente na assertividade da matriz 9 box.
Os colaboradores estão sendo rotulados?
Outro ponto de atenção para verificar se a sua matriz 9 box está funcionando corretamente é observar se há um movimento de rotulação dos profissionais. Lembre-se, as avaliações não devem servir para colocar rótulos e definições limitantes nos colaboradores, pelo contrário.
A matriz 9 box deve servir para uma maior compreensão a respeito da distribuição do capital humano. O objetivo é mensurar o desempenho empresarial, o potencial que ainda pode ser explorado e desenvolver o capital humano para que os objetivos gerais possam ser alcançados.
Nesse sentido, vale a reflexão: a matriz 9 box está favorecendo ações de crescimento ou apenas classificações de colaboradores?
O comitê de calibração é evolutivo e colaborativo?
É crucial que os gestores de RH façam verificações a respeito dos comitês de calibração. Essa etapa é de extrema importância para garantir o crescimento sustentável da organização. São nesses encontros que os gestores e o departamento de RH realizam alinhamentos, definem ações de aprimoramento e de movimentações.
Logo, os comitês de calibração precisam ser colaborativos e de caráter evolutivo. O trabalho em equipe de todos os gestores avaliadores é o segredo do sucesso. É dos debates mais construtivos, estruturados e embasados em dados reais que surgem as soluções mais rentáveis.
O comitê de calibração tem papel estratégico na matriz 9 box, impulsionando ou limitando os benefícios que essa metodologia pode trazer para a organização.
Garanta a assertividade da matriz 9 box
Para garantir o máximo aproveitamento da matriz 9 box, muitas empresas investem em sistemas especializados em avaliação de desempenho. Através do sistema da Peex Brasil, os gestores de RH e líderes da organização conseguem automatizar todo o processo, assegurando segurança, rapidez e assertividade.
A Peex Brasil possui soluções para empresas de todos os tamanhos e você ainda conta com o suporte de especialistas no assunto. Entre em contato com a nossa equipe e encontre a melhor maneira de colocar a matriz 9 box em prática.
Outros conteúdos que você também vai querer ler:
5 motivos para substituir planilhas por um sistema de RH da Peex Brasil
Você conhece o modelo de Avaliação de Desempenho do sistema Peex Brasil?