Você conhece os impactos que um feedback negativo pode trazer para a sua empresa?
Uma das ferramentas mais conhecidas por todos os gestores de equipe é o feedback, e não é por acaso. Quando bem executado, ele ajuda a desenvolver os pontos fracos de cada colaborador ao mesmo tempo em que estimula o clima de confiança e colaboração.
Sabemos que nem sempre os feedbacks serão apenas elogios para os profissionais. O papel do gestor é saber conduzir a equipe para uma performance elevada. E isso envolve a identificação e correção de gaps comportamentais e técnicos. Mas, é preciso saber gerir essa conversa.
Aconselhamentos mal estruturados podem ocasionar conflitos, clima organizacional sem harmonia, ruídos entre liderança e liderados ou até mesmo prejuízos financeiros devido aumento do turnover.
Quer saber como evitar esses problemas? Continue a leitura
O que é um feedback negativo mal estruturado?
São feedbacks focados apenas na personalidade e não nas ações, além de não haver dados que comprovem os fatos. Na maioria dos casos são baseados totalmente em opiniões, sentimentos ou percepções do gestor. Além disso, costumam ser ausentes de exemplificações, detalhamentos ou possíveis soluções.
Em casos mais graves, ele pode ser fornecido em um tom mais rude, com linguagem autoritária ou até mesmo intimidadora. Infelizmente ainda encontramos casos onde a conversa acaba em gritaria e desrespeito.
Por exemplo, imagine uma situação onde o gestor enfatiza a sua percepção sobre o perfil comportamental do colaborador e utiliza expressões como:
- “Você não obedece”
- “Você não sabe se comunicar, se ao menos tentasse evoluir”
- “Parece que tem dificuldade para entender as solicitações”
- “Se continuar desse jeito não teremos escolha”
Esse é um modelo de feedback negativo que não traz diálogo e humanização, dificultando a criação de vínculos de confiança entre as partes. Também não acompanha evidências ou exemplificações construtivas que possam ilustrar os pontos de desenvolvimento.
3 impactos perigosos:
1) Processos judiciais
Em casos extremos e graves, as consequências desse tipo de feedback podem ser devastadoras. Dependendo das expressões utilizadas e da postura do gestor, os profissionais podem entender o contexto como assédio moral, psicológico ou até mesmo preconceito.
2) Comportamentos tóxicos e baixa produtividade
As consequências mais comuns estão relacionadas com a desmotivação dos colaboradores, tornando a convivência difícil e alimentando um ciclo vicioso.
Isso pode fazer com que comportamentos tóxicos se multipliquem, afetando o desempenho de maneira geral. Ademais, a falta de respeito e empatia pode se espalhar dentro da equipe, gerando mais problemas do que solução.
3) Aumento de turnover
Quando existe recorrência na prática de feedbacks negativos mal estruturados, a organização ou um departamento em específico podem sofrer com o aumento de demissões. Afinal, quem aguenta ficar muito tempo em um local sem oportunidade de crescimento ou diálogo construtivo?
Muitos profissionais talentosos acabam saindo por não enxergar valorização, alinhamento de valores ou um clima saudável nas empresas.
Tenha líderes preparados
Agora que você já conhece alguns impactos de um feedback negativo mal estruturado, fica fácil compreender a importância de desenvolver os gestores para momentos como esse.
Se você sente que não possui essas habilidades, ou sente a necessidade de aprimorá- las, confira esse outro texto com dicas exclusivas: Como dar um feedback assertivo seguindo 3 passos básicos.