Profissionais com boas habilidades técnicas já não são mais suficientes para garantir a sobrevivência das empresas.
As famosas Soft Skills estão ganhando cada vez mais espaço nas organizações e nas pautas dos líderes e gestores de RH. E você sabe o motivo?
Para responder essas e outras perguntas, preparamos esse artigo que te ensinará o que são Soft Skills e como elas podem ser desenvolvidas nas empresas. Recomendamos que você acompanhe até o final para coletar insights importantes.
O que são Soft Skills?
Muitos ainda não sabem exatamente o que são soft skills, por isso, vamos começar com uma breve explicação e exemplificação que poderá ajudar a sanar todas as dúvidas.
As soft skills estão diretamente relacionadas às habilidades mentais, emocionais e sociais das pessoas. Elas podem ser conhecidas também como personalidade ou competências comportamentais e sociais dos profissionais.
Diferente das hard skills (habilidades técnicas) que podem ser aprendidas com mais facilidade em cursos e treinamentos, as soft skills são mais particulares e estão atreladas com as experiências, cultura, criação e educação de cada um. O seu desenvolvimento requer autoconhecimento e uma dedicação maior, tanto do colaborador quanto do líder.
Confira alguns exemplos:
- Paciência
- Confiança
- Relacionamento
- Resolução de problemas
- Criatividade
- Comunicação
- Ética
- Positivismo
- Coordenação
- Flexibilidade
- Organização
- Gestão
- Foco
- Engajamento
- Motivação
- Produtividade
As Hard Skills ainda são importantes?
Tenha em mente que as habilidades técnicas serão sempre indispensáveis para as empresas. Afinal, são elas que permitirão a execução de atividades, elaboração de estratégias adequadas ao negócio, utilização de ferramentas, entre outros.
Mas, não se engane! Hoje, um currículo espetacular, recheado de cursos e especializações não é o suficiente para garantir uma boa vaga aos profissionais. As empresas que querem se manter ativas e competitivas no mercado precisam de colaboradores que tenham soft skills bem desenvolvidas.
Para exemplificar, imagine um médico com uma excelente trajetória profissional, mas que não tem empatia, resiliência e boa comunicação. Será que esse médico conseguiria se relacionar positivamente com os seus colegas de trabalho? Como seria a sua performance em momentos de pressão? E os seus pacientes, receberiam um tratamento humanizado? Como isso poderia impactar na satisfação dos clientes e na reputação do hospital?
Essas são questões importantes que a equipe de RH deve pensar, seja em um hospital ou em um supermercado. Independente do ramo, o negócio precisa ter colaboradores que viabilizem a sobrevivência e a lucratividade.
A avaliação de desempenho como aliada das Soft Skills
Uma das dificuldades encontradas para desenvolver as soft skills no ambiente corporativo se deve ao fato delas corresponderem, muitas vezes, as capacidades inatas de uma pessoa.
Entretanto, nem tudo está perdido! Os líderes e profissionais de RH possuem uma poderosa ferramenta que pode fazer toda a diferença nesse processo: a avaliação de desempenho.
Através de uma avaliação bem estruturada e baseada em competências, as empresas conseguem identificar as soft skills de cada profissional. Também é possível realizar análises que mostrem como determinada competência ajudou na performance e nas entregas.
Ou seja, os gestores conseguem mensurar os gaps e as soft skills que precisam ser desenvolvidas para melhorar os resultados da área. E é com base nessas informações confiáveis, que os colaboradores constroem os seus planos de desenvolvimento individuais.
Dentre as atividades que os profissionais podem fazer para aprimorar as soft skills, estão, por exemplo: a participação em palestras, treinamentos ou workshops; leitura de livros; ouvir alguns podcasts ou até mesmo ver filmes específicos.
No ciclo seguinte da avaliação de desempenho, o gestor terá meios de analisar quais ações foram realizadas, o desenvolvimento alcançado e os benefícios do PDI para a performance do profissional.
Venha aprender na prática
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