Descubra como uma boa gestão pode incentivar a alta performance dos profissionais mais jovens.
Hoje, há uma preocupação crescente quando o assunto é compreender as necessidades e comportamentos dos novos profissionais que estão ganhando o mercado de trabalho. Por isso, empresas que buscam um desenvolvimento estratégico precisam saber o que fazer na hora de liderar as novas gerações.
Vivemos em uma sociedade dinâmica que passa por mudanças constantes. Logo, é natural a variedade de gerações que dividem espaço no mundo corporativo. Se você ainda possui dúvidas sobre as diferentes características desses profissionais, vale a pena consultar o nosso conteúdo sobre o conflito de gerações no mundo corporativo.
Mas, se você precisa de algumas dicas para conseguir melhorar a liderança quando o assunto é as gerações X, Y e Z, continue a leitura. Fique por dentro das melhores práticas e veja a performance da sua equipe aumentar.
Crie um ambiente de respeito e colaboratividade
Para que toda liderança tenha sucesso, é fundamental que exista respeito e colaboração entre os membros da equipe. Caso contrário, os conflitos, reclamações e erros nos processos serão fatores predominantes do setor.
Sabendo disso, os líderes precisam investir tempo no fortalecimento de ações que reforcem atitudes de respeito, paciência, empatia e harmonia entre todos. Lembre-se que a convivência de indivíduos com grandes diferenças de idade e de pensamento pode ser turbulenta. Não é difícil vermos os profissionais perderem a paciência com o próximo na hora de discutir processos ou modelos de trabalho.
Por isso, os líderes precisam ficar atentos aos comportamentos de todos, corrigindo as condutas inadequadas sempre que necessário. Outro ponto a ser levado em consideração é o exemplo. Tenha em mente que você precisa ser o primeiro a ser paciente com as limitações do próximo além de dar a chance de todos participarem.
Não distribua elogios sem conquistas concretas
Uma dica importante na hora de liderar as novas gerações é não sair distribuindo elogios o tempo todo. A criação recebida pelos profissionais mais jovens acabou criando uma certa imaturidade, principalmente na hora de receber críticas ou conselhos de aprimoramento.
Nesse sentido, encher esses profissionais de elogios relacionados a tarefas básicas acaba dificultando ainda mais a aceitação de críticas futuras. Por esse motivo, é recomendado investir em elogios quando realmente existir uma grande conquista, uma excelente sugestão ou uma performance acima da média.
Reforce o caminho para o desenvolvimento
Por fim, os líderes precisam se preocupar cada vez mais com as ações de desenvolvimento e a estruturação de planos de carreira. Vale reforçar que os colaboradores das novas gerações são imediatistas e não querem esperar longos anos para colher o fruto de seus esforços. Para eles, é importante aproveitar a jornada de trabalho, ver o resultado de sua dedicação e saber as reais oportunidades quando o assunto é crescimento profissional.
Ou seja, os líderes precisam investir um tempo de qualidade para fornecer feedbacks construtivos, estabelecer planos de desenvolvimento e guiar os profissionais rumo ao aprimoramento estratégico (para isso, recomendamos a leitura deste ebook). Sem isso, a empresa corre grande risco de perder jovens profissionais talentosos.
E você, conhece alguma outra prática que ajuda os gestores na hora de liderar as novas gerações? Deixe o seu comentário. Caso queira receber novos conteúdos sobre gestão de pessoas, curta a nossa página no facebook ou instagram e inscreva-se em nossa newsletter.
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