Saiba mais sobre a representatividade feminina dentro do Grupo Boticário, uma das maiores redes de franquia do país
Já falamos aqui em nosso blog sobre liderança feminina e a importância que as mulheres possuem no mundo corporativo. Entretanto, esse é um assunto que vale ser trazido novamente, em especial com cases de sucesso que geram insights valiosos.
Infelizmente ainda há muita desigualdade entre os gêneros. Também há uma ideia errônea de que essa luta das mulheres pelos seus direitos básicos é recente. Mas, basta uma simples pesquisa para descobrir que esse movimento ocorre, no mínimo, desde o período colonial.
E hoje você aprenderá um pouco mais sobre como anda essa questão nas organizações. Selecionamos o exemplo do Grupo Boticário pois atualmente eles possuem 70% dos cargos de liderança ocupados por mulheres. Além disso, os programas e ações do grupo demonstram a inclusão na prática.
Grupo Boticário
Atualmente o Grupo Boticário é considerado um dos cases de sucesso no mundo corporativo por vários motivos. Ao mesmo tempo em que entregam produtos de qualidade, há um trabalho estratégico com o posicionamento da marca. Isso fica claro quando observamos as ações de marketing que associam a empresa com a valorização da natureza e do ser humano.
O seu sucesso é tanto que a empresa já foi eleita como a Melhor Franquia do Brasil pela revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Hoje a rede possui 3.700 pontos de venda e conta com planos ativos de expansão internacional.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre o sucesso do Grupo Boticário, traremos alguns dados interessantes sobre a presença feminina na organização.
A luta pela equidade de gênero
Você sabia que 60 empresas do Brasil fazem parte da iniciativa Princípios de Empoderamento das Mulheres, desenvolvida pela ONU Mulheres e o Pacto Global? Seu principal objetivo é envolver a comunidade empresarial na implementação de valores e práticas que visem a equidade de gênero.
E claro, o Grupo Boticário é uma dessas empresas. Mas, não é só isso. É visível o orgulho que a organização possui com a sua história e o papel de destaque feminino em toda a trajetória da rede.
Um dado interessante retirado da página e.ssência da empresa:
“A nossa história está diretamente conectada com o empreendedorismo das mulheres. A primeira franquia de O Boticário foi de uma mulher, a Laura Oliveira, e hoje, 86% das lojas da marca são comandadas por mulheres. Desde o nascimento da empresa, baseamos nossos projetos também na equidade de gênero, de maneira estrutural.”
A representatividade feminina
Isso mesmo, o Grupo Boticário acredita no potencial do feminino em toda e qualquer posição. Não é por acaso que está situado no TOP 3 no ranking de melhores empresas para mulheres trabalharem, realizado pelo Great Place to Work (GPTW) em 2020.
Segundo o GPTW, organizações que investem em gestão de pessoas e clima organizacional, valorizando e estimulando a força feminina, apresentaram resultados fantásticos. Por exemplo, crescimento de 5,5% em 2019, se tornando mais extraordinário ao comparar com o PIB brasileiro do mesmo ano, de 1,1%.
Vale reforçar que o grupo Boticário acredita que é essencial colocar seus colaboradores masculinos participando da conversa também! Assim, eles conseguem compreender as ideologias envolvidas, além da importância e necessidade da luta de todos nesse movimento.
Nesse sentido, a rede viabilizou a iniciativa da ONU Mulheres, Precisamos Falar Com os Homens, para favorecer que esse debate chegue à sociedade como um todo.
E o que isso pode te ensinar?
Em uma organização onde há igualdade entre homens e mulheres a cultura organizacional se fortifica a cada dia que passa. O clima de respeitoso, confiança e lealdade aumenta consideravelmente. Sem contar que a melhora genuína na cultura e nos valores do negócio acaba se transformando em um ótimo employer branding.
Lembre-se que os profissionais da nova geração estão cada vez mais atentos às iniciativas de inclusão e valorização do ser humano dentro dos negócios. E os melhores candidatos acabam escolhendo aquelas empresas que possuem ações sólidas.
Isso sem contar a diminuição drástica do número de turnover, aumento da produtividade, satisfação do cliente e muito mais!
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