Tipos de liderança: qual usar?

Saber escolher um dentro dos vários tipos de liderança existentes é um desafio que requer conhecimento e análise crítica. E você, sabe como escolher?

Liderança autocrática, democrática, liberal, situacional, motivacional ou até mesmo líder coach. São inúmeros os tipos de liderança existentes, mas, cada um apresenta melhores resultados em ambientes específicos. Por isso, estar pronto para adaptar o seu estilo de liderança é crucial para obter resultados positivos.

Lembre-se que não existe um tipo certo ou errado a ser utilizado. Cada empresa, departamento, equipe e liderado irá exigir um estilo de liderança específico. Logo, cabe ao líder a missão de compreender todo o entorno para decidir qual a melhor postura.

Pensando nisso, nós da Peex Brasil – empresa desenvolvedora de sistemas para RH – elencamos para você alguns dos principais estilos de liderança utilizados no mercado. Acompanhe-nos na leitura e descubra como identificar cada um.

1. Liderança autocrática

Os líderes autocráticos costumam basear as suas ações no poder e na centralização. Nesse tipo de liderança, os colaboradores raramente conseguem expor a sua opinião a respeito de projetos ou tarefas delegadas. Além disso, também é comum o medo e a tensão dominarem o ambiente.

Não são poucos os líderes autocráticos que costumam impor regras, atividades e opiniões. Por isso, o ambiente de trabalho acaba sendo mais tenso, individualista e menos inovador.

2. Liderança democrática

Já na liderança democrática, os colaboradores ganham um papel de destaque. De forma ética e responsável, o líder passa a envolver os liderados nos projetos, atividades e decisões do departamento.

Nesse estilo de liderança, o gestor continua sendo o decisor e detentor do poder. Entretanto, há um canal transparente que favorece uma comunicação amigável entre toda a equipe.

Como consequência os colaboradores passam a se sentirem parte da organização, o que favorece o engajamento, a motivação, a colaboração, o trabalho em equipe e, consequentemente, o aumento da performance empresarial.

3. Liderança liberal

Enquanto a liderança autocrática está relacionada ao poder e centralização, a liderança liberal dá todo o poder de decisão para os colaboradores. Sim, nesse estilo de gerir as pessoas, os líderes acabam se ausentando de inúmeras responsabilidades.

Há o entendimento que nos ambientes favoráveis a esse tipo de liderança, os colaboradores possuem uma maturidade elevada, onde a presença do gestor é praticamente dispensável. Porém, é preciso ter cuidado.

Muitas equipes que vivem sob esse modelo, acabam se desmotivando com facilidade ou param de entregar resultados assertivos após perceber que o gestor não está envolvido com o departamento.

4. Liderança situacional

Sabemos que no ambiente corporativo há muita instabilidade. Em um dia as coisas parecem tranquilas e produtivas, em outro aparecem crises, reclamações de clientes, falhas com produtos ou problemas com colaboradores.

Nesse contexto, a liderança situacional apresenta grande vantagem pois engloba a flexibilidade dos líderes para se adaptarem ao momento presente. Ou seja, os gestores irão moldar a sua postura (autocrática, liberal, democrática, motivacional, etc) conforme a demanda momentânea.

Isso também pode ocorrer conforme o grau de maturidade dos liderados. Por exemplo, um líder pode ter uma equipe extremamente madura e com alta performance trabalhando no projeto A, e uma outra equipe de profissionais iniciantes no projeto B. É claro que esse líder precisará dar uma assistência maior para a equipe B, a fim de garantir resultados assertivos e o desenvolvimento desses novos colaboradores.

Por outro lado, ele pode gerir a equipe A com uma mistura de estilos, sendo democrático e liberal conforme o status das atividades.

Conheça a sua equipe

Vale reforçar que não há um estilo certo ou errado. O segredo para uma liderança de sucesso é conhecer a sua equipe para conseguir encontrar o tipo de liderança mais eficaz. Para isso, os gestores podem contar com o suporte da avaliação de desempenho.

Através das análises, monitoramento e dados obtidos com os processos de desempenho individual e coletivo, os líderes e executivos de RH conseguem compreender melhor como é composto o capital humano das organizações. Qual é o perfil profissional existente em cada departamento, quem está apresentando resultados e comportamentos abaixo do esperado e quais os talentos que precisam ser desenvolvidos.

Quer saber mais? Entre em contato com a Peex Brasil e saiba como o nosso sistema de avaliação de desempenho pode te ajudar a maximizar o capital humano. Conquiste novos resultados!

Inscreva-se em nossa newsletter para receber conteúdos atualizados sobre gestão de pessoas.

Outros assuntos que você também vai querer ler:

Potencialize suas avaliações de desempenho com a matriz 9 Box

Você conhece o modelo de Avaliação de Desempenho do sistema Peex Brasil?