Engana-se quem pensa que o propósito é algo indispensável ou que é semelhante a missão, visão e valores do negócio. Confira!
Os seus colaboradores sabem o motivo pelo qual eles acordam cedo, encaram o caos do transporte e lidam com todas as atividades diárias? Se a resposta for não, é provável que eles estejam apenas sentindo o peso do cansaço e perdendo a motivação. Por isso, recomendamos que você reflita sobre o propósito organizacional da sua empresa.
Empresas que deixam propósito e missão apenas em quadros antigos pendurados em alguma parede do escritório estão correndo um sério risco de perder a sua vantagem competitiva.
Isso ocorre porque mais do que nunca as empresas precisam entender a razão da sua existência, o motivo pelo qual elas entregam os produtos ou serviços que produzem e como estão impactando o entorno. A cobrança vem da própria sociedade que consome de forma mais consciente, mas também dos profissionais da nova geração que estão em busca de algo que realmente os motive.
Por isso, se você é um líder ou profissional de RH, acompanhe-me na leitura. Descubra como o propósito ganhou espaço no mercado e a importância que ele apresenta para o amadurecimento das empresas.
Confira também: Descubra como pode ser fácil incentivar o protagonismo do colaborador.
Propósito organizacional: o norteador dos líderes e liderados
Provavelmente você já trabalhou em alguma organização que mantinha as informações de missão, visão, valores e propósito em algum local de difícil acesso. Como você se sentiu trabalhando sem saber para o negócio estava indo? Sem ter a dimensão do impacto que as suas atividades geravam? Nesse ambiente, a equipe era colaborativa? Todos trabalhavam em harmonia por um objetivo maior?
O propósito organizacional é considerado o norteador de todos que estão envolvidos com o negócio. Ele representa o motivo da empresa existir, o que ela é capaz de gerar para a sociedade e como o seu legado pode ser impactante. A existência de um propósito verdadeiro, palpável e transparente fornece inspirações reais para a atuação dos colaboradores.
Ou seja, é através do propósito organizacional compartilhado que há: o alinhamento de crenças, melhoria no desempenho colaborativo, fortalecimento da autenticidade e muito mais. Sem isso, os profissionais tendem a ser apáticos, menos motivados ou envolvidos com os projetos de crescimento e possuem mais dificuldade para desenvolver trabalhos em conjunto.
A repercussão do propósito no amadurecimento dos negócios
Não são poucas as pesquisas ou executivos que apontam as vantagens de ter um propósito consolidado dentro das empresas. Como exemplo, podemos citar a frase de Larry Fink, fundador da BlackRock:
“Se quiser prosperar ao longo do tempo, toda a companhia deve entregar não apenas resultado financeiro mas também mostrar o seu impacto positivo para a sociedade”
Outro exemplo interessante é o TED de Simon Sinek. Confira o diferencial que algumas empresas e líderes criam ao estruturar as suas ações no propósito que os movem.
Saiba que o gestor de RH possui um papel de suma importância nesse assunto. Afinal, ele é responsável por auxiliar no processo de definição e fortalecimento do propósito organizacional. E isso ocorre através de ações estratégicas capazes de gerar envolvimento em todos os níveis hierárquicos.
Para ir além e implantar novas estratégias capazes de maximizar o capital humano da sua equipe, entre em contato com a Peex Brasil. Lembre-se de se inscrever em nossa newsletter.
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