3 Dicas de como reter talentos na sua empresa
3 Dicas de como reter talentos na sua empresa

Acompanhe este post para conhecer 3 dicas de como reter talentos na sua empresa que vão fazer a diferença:

Manter os melhores talentos trabalhando na sua empresa é um desafio para qualquer departamento de RH. A inquietude dos profissionais atuais faz com busquem constantemente por novos desafios e oportunidades. Saber como reter talentos é habilidade essencial para manter a competitividade da organização.

Não é difícil encontrar artigos sobre o assunto que enfatizam os mesmos aspectos: valorização dos funcionários, investimento em treinamentos, elaboração de plano de carreira etc. Dependendo do seu nível de envolvimento e comprometimento com os colaboradores, pode ir além e promover outras ações que ajudam na retenção de funcionários.

Abra espaço para a flexibilidade

Com o crescimento do home office e do trabalho colaborativo realizado de diversos locais, a flexibilidade é um aspecto que chama a atenção dos profissionais.

Além de conseguir mais qualidade de vida, evitar o trânsito e o estresse diário do deslocamento, o empregado terá condições de cuidar da vida pessoal e ficar mais próximo da família.

Ter a liberdade de fazer o próprio horário e trabalhar de onde achar melhor são benefícios que fazem o funcionário pensar duas vezes antes de procurar por um novo trabalho. Um estudo da Unify mostrou que 43% dos profissionais preferem um emprego com horário flexível a um aumento de 10% no salário.

Dar essa liberdade é uma das estratégias para reter talentos na empresa de maneira simples e barata.

Crie um programa para jovens profissionais

Os profissionais millennials são os mais difíceis de manter na empresa por longos períodos. Inquietos, curiosos e ambiciosos, absorvem conhecimentos com muita facilidade e estão sempre pesquisando novas oportunidades para crescer intelectual e profissionalmente.

Como reter talentos quando a empresa precisa desse perfil de profissional? Criar um programa de desenvolvimento para eles pode ajudar. Se a sua empresa não tiver a estrutura prevista para isso, é possível propor a imersão em diversos cargos, com programas curtos de treinamento intensivo. Além disso, o entusiasmo típico do começo de carreira é adubo para ideias frescas e inovadoras.

Faça a diferença na retenção pela seleção

Uma pesquisa aponta que cerca de 70% dos trabalhadores tendem a ficar 3 anos ou mais na empresa que os submeteu a um processo seletivo leve e tranquilo. Saber como reter talentos começa na seleção de profissionais. Ao organizar um ciclo de dinâmicas e conduzir entrevistas de modo transparente e objetivo, você transmite uma primeira imagem bastante positiva da empresa.

A imersão do novo contratado também conta na hora de mantê-lo por mais tempo trabalhando com você. Procure dar-lhe uma supervisão especial, solucionar dúvidas, ajudá-lo a se enturmar e apresentar as políticas e práticas da empresa com clareza.

Com a rapidez que os processos assumiram nos dias atuais, não é viável que o funcionário leve meses até se adaptar completamente ao ambiente e ritmo de trabalho. Cabe ao RH e aos gestores ajudarem nesse processo.

A Peex Brasil oferece soluções diferenciadas para a gestão dos processos de RH da sua empresa. Quer conhecer? Acesse nossa página e peça uma demonstração do nosso sistema. Clique e confira.