Para ajudar a manter sua empresa atualizada, destacamos as tendências desse mercado para 2020.
O RH estratégico não representa só mais uma opção para as empresas. Trata-se de uma abordagem essencial para garantir a sobrevivência e a competitividade de uma organização. A atuação voltada para a valorização do capital humano e do aproveitamento dos recursos, agora, é indispensável para quem quer se manter relevante e em crescimento, seja qual for o setor de atuação.
People Analytics
A gestão de pessoas baseada na análise de dados e de números está recebendo cada vez mais atenção dentro do RH estratégico e deve crescer ainda mais até 2020. Trata-se de uma abordagem nova e ainda pouco aproveitada pelo mercado, mas que traz resultados excelentes na administração de talentos da empresa.
A avaliação dessas informações contribui para a tomada de decisões mais assertiva. O índice de erros diminui e os talentos dos colaboradores são aproveitados corretamente.
Quer saber mais sobre People Analytics? Confira:
People analytics: o novo instrumento para a gestão de pessoas
3 passos para colocar o people analytics em prática
Liderança estratégica
A hierarquia tradicional está caindo cada vez mais em desuso. Ao perceber as diferenças que uma liderança estratégica traz – sobretudo se for inspirada no relacionamento com os funcionários –, as empresas tendem a aderir ainda mais a esse modelo de gestão e, consequentemente, mudar sua cultura organizacional em busca de melhores resultados.
Para os funcionários, essas mudanças trazem uma série de benefícios: mais espaço no ambiente de trabalho e a tão necessária troca de experiências, fundamental para o crescimento profissional.
Adesão a softwares de gestão de pessoas
Para que o RH estratégico funcione, a instalação de softwares que permitem a aplicação de avaliações de desempenho, comparação e arquivamento de dados é imprescindível. Essa automação garante fluidez e agilidade nos processos de Recursos Humanos da empresa, além de ajudar no fornecimento de insumos para promoções de funcionários, transições entre equipes e alinhamento de metas.
Recrutamento online
O uso da internet e das redes sociais não se limita à vida pessoal, e os resultados dessas mudanças nas rotinas da empresa impactam diretamente na seleção de talentos realizada pelo RH estratégico. Quando a empresa não solicita a ajuda de plataformas especializadas para fazer o recrutamento, ela utiliza as redes sociais para a triagem de currículos, estabelecer contato com o profissional e até avaliar previamente o comportamento do candidato.
Revisão do plano de carreira
Os planos de carreira tradicionais eram lineares ou, no máximo, em Y: os profissionais escolhiam se iam ser especialistas técnicos ou se assumiriam a gestão. Atualmente, e para 2020, a tendência é que a carreira em W ocupe mais espaço dentro das empresas. Neste modelo, o colaborador pode aliar seus conhecimentos técnicos com a coordenação de pessoas, ou até mesmo continuar exercendo seu papel operacional sem deixar de assumir a gestão de sua equipe.
Mobilidade no trabalho
Fator de atração para alguns candidatos e ferramenta voltada para diminuir custos para empresas, a possibilidade de trabalhar fora do escritório ou em home office está em pleno crescimento e é forte tendência do RH estratégico para 2020.
O RH é um mercado em constante desenvolvimento, que deve apresentar ainda mais novidades para os próximos anos. Conhecer essas tendências vai ajudar a manter a sua empresa atualizada e com poder de escolha para se adequar às práticas mais produtivas.
Quer descobrir como a Peex Brasil pode ajudar na gestão de RH da sua empresa? Acesse aqui e confira nossos serviços.