O fim do ano é um período de extremo planejamento e descobertas de estratégias para o mundo corporativo. Porém, o que muitos não sabem, ou não colocam em prática, é a manutenção desses planejamentos ao longo do ano. Por exemplo, o Levantamento das Necessidades de Treinamento (LNT) para a maioria dos gestores é algo semestral.
Entretanto, ele possui importância em diversas situações. Para conhecer mais sobre o LNT e sua importância, basta continuar com essa leitura.
O que é Levantamento das Necessidades de Treinamento (LNT)?
Como o nome já deixa a entender, esse conjunto de ações é o levantamento e planejamento para os treinamentos que a empresa precisa realizar. Ou seja, é a coleta e análise dos resultados dos colaboradores e da organização, assim como suas metas, planejamento e objetivos finais.
Seu propósito principal é descobrir, de maneira assertiva e estruturada, quais colaboradores e/ou equipes precisam de treinamento para atingir seu potencial, além de auxiliar na identificação das melhores maneiras de capacitar os selecionados.
Qual a importância de um Levantamento das Necessidades de Treinamentos assertivos?
É através dele que são traçadas as estratégias mais eficientes para “preencher” o gap entre o momento atual e os objetivos finais. Com ele os seus investimentos em treinamentos e capacitações trarão resultados verdadeiros e significativos para a empresa.
Isso porque ele fornece informações valiosas sobre qual o treinamento necessário para cada colaborador que precisa se aprimorar. Além disso, o LNT traz inúmeras vantagens que afetam positivamente a equipe, principalmente para a motivação, produtividade e desempenho geral.
Lembre-se que ações pensadas para valorizar os colaboradores e oferecer incentivos de desenvolvimento melhoram tanto a produtividade quanto a motivação. Sem contar que os treinamentos assertivos melhoram o conhecimento, técnica e habilidades da equipe, favorecendo o crescimento da organização.
Além disso, para que o Levantamento das Necessidades de Treinamento seja assertivo é preciso mantê-lo atualizado. Como dito acima, para muitos gestores de RH o momento certo para realizá-lo é apenas durante a temporada de planejamento financeiro do negócio.
Mas, ele precisa de revisão em outros momentos cruciais. Por exemplo, na contratação de um novo colaborador que vai ocupar um cargo chave, nos períodos de avaliação de desempenho ou até mesmo na hora de planejar a recolocação de algum colaborador.
Dicas para um bom Levantamento das Necessidades de Treinamento
1) Descubra o que está faltando em sua organização
Em primeiro lugar, para um LNT ser de fato assertivo é preciso identificar o que está faltando em sua empresa. Então é necessário levantar e analisar dados sobre desempenho, habilidades, perfil comportamental e potencial de sua equipe.
Depois é preciso comparar com as metas e objetivos do setor para saber qual é a situação real. Nesse momento é que surgirão os pontos cruciais que faltam desenvolver para alcançar os resultados estipulados.
2) Pesquise quais são as melhores opções para treinamentos
Depois de identificar quais as necessidades principais, é o momento de traçar um planejamento para as mesmas. Uma boa ideia é pedir um feedback entre os próprios colaboradores sobre o que eles acharam dos treinamentos que já foram oferecidos pela a empresa.
Assim o RH já saberá quais capacitações valem a pena e quais não foram boas. Isso tudo ajuda na construção de um material certeiro para encontrar as melhores opções de treinamentos dentro do orçamento da empresa.
Vale reforçar também que um dos objetivos desse levantamento das necessidades de treinamento é trazer economia para as organizações. Isso porque o investimento será feito em algo de qualidade e alinhado com os interesses do negócio.
3) Avalie o desempenho de seus colaboradores
Por fim, não podemos esquecer da parte de mensuração. Para trazer mais bagagem para todo esse processo do Levantamento das Necessidades de Treinamento, é preciso coletar e analisar os resultados após os treinamentos e capacitações. Uma boa maneira para fazer isso é utilizar a avaliação de desempenho periódica para verificar se os colaboradores melhoraram a performance ou as competências no período posterior.
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