Saber como dar feedback negativo de maneira correta é um dos fatores chave para uma gestão eficaz e humana. Porém, como você já conferiu neste nosso artigo, quando ele é estruturado de maneira incorreta, esse retorno se torna prejudicial, oferecendo sérios riscos para a sua organização.
Então, para complementar o conteúdo anterior, hoje você aprenderá três dicas práticas para efetuar feedbacks negativos de maneira assertiva.
Por que dar feedback negativo?
Antes de abordarmos as dicas é preciso ressaltar a sua importância. Isso porque muitos líderes ainda fogem de alguns feedbacks negativos para evitar uma situação constrangedora ou possíveis conflitos.
Lembre-se que o intuito dessa conversa não é a humilhação ou críticas sem fundamento, e sim apresentar os gaps de seus colaboradores e maneiras para superá-los. Ou seja, se feito de maneira correta esse retorno fortalece o relacionamento e confiança entre líder e liderado.
Isso sem contar que ajuda a melhorar o desempenho, comportamento e resultado da equipe como um todo.
Contudo, para conseguir extrair essas vantagens é necessário estruturar e transmitir esse feedback negativo de maneira clara e objetiva. Por isso agora você vai aprender 3 dicas práticas:
1) Cuidado com a sua comunicação
Um dos pontos mais delicados para que um feedback negativo seja bem aceito pelo colaborador é o tom de voz e os argumentos utilizados. Isso significa que além de ser objetivo e exemplificar a situação, você deve utilizar sempre a comunicação não violenta.
Também é importante manter um tom positivo para não os desmotivar. Para isso, você precisa mostrar que apesar dos motivos que levaram a esse feedback, a organização ainda confia nele e em seu potencial.
2) Como dar feedback negativo: Use dados concretos
Quanto à estruturação, é necessário se basear em dados e informações concretas. Não basta apenas construir esses apontamentos em cima de achismos ou personalidade.
Desse modo, o primeiro passo é ter ferramentas capazes de armazenar, analisar e mensurar todos os dados em relação a entregas, desempenho, habilidades e comportamento de cada colaborador. Isso permitirá, inclusive, uma análise mais detalhada sobre o alinhamento do profissional com as estratégias e cultura organizacional do negócio.
Vale reforçar também que se o colaborador compreender que o feedback negativo foi baseado em informações sólidas, sua aceitação tende a ser melhor. Afinal, tudo estará documentado e não parecerá apenas uma questão pessoal.
Outro fator que torna o feedback negativo mais relevante é a exemplificação. Isso ajudará seu colaborador a entender onde, de fato, está cometendo erros e como pode corrigir.
3) Defina metas e objetivos possíveis
Claro, para um feedback negativo ser assertivo não basta apenas apontar os gaps ou falhas cometidas durante determinado período. É essencial definir metas e objetivos para que eles possam ser superados.
Por fim, também será necessário ter sabedoria e consciência na hora de planejar as novas metas, já que elas precisarão ser realistas. Afinal, você quer que esse profissional supere as dificuldades e melhore o seu desempenho, certo? Não queremos desmotivá-lo ainda mais com metas impossíveis de serem alcançadas.
Com certeza com essas 3 dicas ficou mais fácil preparar e executar um bom feedback negativo, não é mesmo? Mas, sabia que com o nosso curso online matriz 9box para gestão de performance você consegue ir mais longe?