Para entendê-las melhor e conhecer as habilidades que os profissionais deverão ter, continue acompanhando este post.
O mercado de trabalho está passando por mudanças profundas. As exigências de hoje são totalmente diferentes das que encontrávamos em um passado não muito distante, e a chegada de uma nova geração de profissionais está moldando uma nova maneira de trabalhar. Graças a esse quadro, as competências profissionais necessárias para o futuro se tornaram disruptivas, mas nem por isso significam que não possam ser desenvolvidas.
O que promoveu a mudança das competências profissionais?
Podemos destacar o uso massivo da internet e da tecnologia como um dos principais fatores que mudou as competências profissionais necessárias para o mercado de trabalho. Assim como essas ferramentas abriram um amplo leque de possibilidades, também mudaram as exigências no ambiente corporativo.
A geração millennial, que está chegando agora no mercado e que vai ditar as regras para os próximos anos, expõe bem essas mudanças: seus integrantes são avessos à ideia de hierarquia tradicional, estão sempre buscando novos conhecimentos e têm comportamento dinâmico, que valoriza a colaboração.
Dentro dessa nova realidade, algumas tendências já podem ser destacadas como essenciais para o profissional de amanhã:
Inteligência social
A valorização do capital humano é uma das características que mais estão em crescimento quando o assunto são dinâmicas corporativas. Isso se reflete na capacidade de interagir e dialogar com pessoas de diferentes personalidades e opiniões.
Saber lidar com colegas e funcionários de maneira harmoniosa e construtiva é uma competência que os profissionais do futuro devem desenvolver. O trabalho em equipe é cada vez mais presente. Por isso, dar espaço para novas ideias e conhecimentos é um modo de estabelecer estratégias que levem ao crescimento da empresa.
Multidisciplinaridade
Especializar-se em uma área pode garantir algum destaque dentro do mercado de trabalho. Mas dominar vários assuntos abrirá muito mais portas.
Conhecer diversos temas e expandir o leque intelectual vai tornar a sua participação mais sólida e permitir a inclusão de conceitos diferentes e soluções inusitadas nas questões do dia a dia.
A versatilidade possibilita ao profissional exercer diversas funções – característica bastante valorizada nas empresas.
Espírito empreendedor
As relações empregatícias estão se distanciando do modelo tradicional, aquele em que o funcionário faz apenas o que lhe é exigido roboticamente. Profissionais com iniciativa que pensam na empresa são importantes para o crescimento e estão sendo disputados no mercado.
Esse é o perfil de colaborador proativo, que busca dar o seu melhor em todas as atividades, oferece sugestões e otimiza processos. A postura abre portas não só para o desenvolvimento da organização, mas também para o crescimento individual.
Profissionais omissos e sem iniciativa estão cada vez mais fadados a não conseguir sobreviver no mercado de trabalho dos próximos anos.
Conhecimentos tecnológicos
A tecnologia está ligada de maneira permanente à nossa rotina. Saber lidar com essas ferramentas de maneira organizada e produtiva é uma das competências profissionais mandatórias para os próximos anos.
Mais do que dominar o uso de aplicativos e máquinas, é importante saber trabalhar com o gigantesco volume de dados a que temos acesso e interpretá-los adequadamente antes da tomada de decisões.
A realidade conectada na qual vivemos abre um grande espaço de possibilidades, e para lidar bem com isso é preciso saber gerenciar esse enorme volume de conhecimentos.
Conhecer as competências profissionais exigidas no futuro ajuda não só a empresa na hora de planejar as novas contratações, mas também os profissionais a se prepararem para manter sua relevância dentro do mercado de trabalho.
Quer acompanhar outros conteúdos como este? Clique e confira outros artigos no Blog da Peex Brasil.