Você sabia que avaliar e desenvolver soft e hard skills pode ser mais fácil do que parece?
Quando falamos sobre avaliação e desenvolvimento de competências podemos notar que muitas dúvidas ainda surgem nos gestores. Por exemplo: como posso estimular o desenvolvimento do trabalho em equipe? Como fazer os profissionais serem mais engajados? Como melhorar as entregas individuais?
Com as ações certas de desenvolvimento e a parceria adequada entre os gestores e a equipe de RH as organizações conquistam resultados cada vez melhores. Mas, para isso, não basta apenas identificar as competências de cada um.
Encontramos no mercado várias dicas e ferramentas que ajudam o RH a identificar o perfil comportamental e as soft skills já no processo de recrutamento e seleção. Essa prática é essencial para melhorar a qualidade das contratações. Entretanto, é fundamental que as empresas façam o monitoramento dessas habilidades com o passar do tempo. Quer saber como? Acompanhe até o final para coletar insights importantes.
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Pequenas mudanças, grandes resultados
A boa e velha avaliação de desempenho é a principal forma de responder todas essas perguntas. Através dela os gestores conseguem mensurar as competências, habilidades e perfil de todos os colaboradores.
Isso mesmo, ela não apenas entrega dados importantes sobre o desempenho ou performance de cada um, como também é capaz de mostrar as skills envolvidas no negócio. Nos sistemas da Peex Brasil os líderes conseguem incluir as competências e as metas que desejam avaliar, levando em consideração as características esperadas para cada cargo.
Isso permite a coleta de informações cruciais para o negócio ao longo de vários períodos do ano. Toda vez que os gestores fecharem um ciclo de avaliação, saberão exatamente quais são os gaps que precisam ser trabalhados e quais os profissionais que realmente estão entregando resultado.
Ou seja, a simples prática de estruturar avaliações frequentes, consistentes e que analisam o conjunto de competências e entregas já fornecerá muitas respostas.
Soft e hard skills nas avaliações de desempenho
Antes de preparar a avaliação, o gestor precisa analisar cada função do departamento. É fundamental conseguir enumerar as habilidades técnicas necessárias para cada cargo, assim como as competências comportamentais, emocionais e sociais.
Para exemplificar, imagine um profissional que trabalha com vendas. Para avaliar se o desempenho dele está contribuindo para os resultados da empresa o gestor precisará avaliar algumas hard skills fundamentais:
- O profissional domina as técnicas de venda?
- Consegue argumentar e reverter negativas?
- Como ele faz as prospecções?
- Qual o percentual de conversões?
- Os clientes da sua carteira estão satisfeitos?
Ao mesmo tempo, o gestor também pode avaliar algumas soft skills:
- O profissional demonstra paciência, educação e empatia ao conversar?
- Consegue estabelecer um bom relacionamento com a equipe e os clientes?
- É ético?
- Tem uma agenda organizada e produtiva?
- Consegue controlar as emoções em momentos de pressão ou de conflitos?
Uma vez que os gestores tenham em mãos os resultados das avaliações, torna-se possível estruturar com a equipe de RH ações práticas para o desenvolvimento das soft e hard skills.
Essa prática favorece a construção de planos de desenvolvimento individual assertivos que sejam alinhados com as estratégias de crescimento da empresa. Dessa forma, não apenas o profissional sai ganhando com treinamentos e aprimoramentos, mas a empresa também vê retornos sólidos no faturamento.
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