Gestão por competências o que os profissionais de rh precisam saber

Profissionais de RH, vocês sabem o que significa gestão por competências? Descubra como ela pode otimizar a performance da sua equipe

A gestão por competências permite o desenvolvimento dos colaboradores ao mesmo tempo que agrega valor à performance do negócio. Saiba mais sobre o tema.

Em um ambiente extremamente competitivo, os negócios dependem de resultados diferenciados para se manter ativos no mercado. Por isso as empresas precisam, cada vez mais, de colaboradores preparados para entregar soluções complexas. Nesse sentido, uma das soluções encontradas pelos departamentos de RH é a utilização de gestão por competências.

Entender o que é gestão por competências e como ela pode elevar a performance da empresa, tornou-se uma questão básica de sobrevivência. Entretanto, o tema é motivo de muitas dúvidas para os profissionais da área.

Sabendo disso, preparamos para você um conteúdo explicativo que com certeza te ajudará a transformar o seu RH. Para saber mais, leia também: Performance dos colaboradores em tempo real.

O que são competências?

A competência é o conjunto de 3 elementos: conhecimento, habilidade e atitude. Em suma, ela representa a atribuição ou potencial que um indivíduo possui para realizar determinada atividade.

Para que você possa entender um pouco mais, listamos abaixo alguns exemplos de competências que são importantes no ambiente corporativo:

  • Trabalho em equipe
  • Flexibilidade
  • Inovação
  • Orientação ao cliente
  • Foco em resultado
  • Visão estratégica
  • Relacionamento interpessoal
  • Accountability

O que é gestão por competências?

Gestão por competências é um modelo de gestão de pessoas utilizado pelo departamento de recursos humanos. Através desse método, os gestores conseguem avaliar o CHA (Conhecimento, Habilidade e Atitude) dos colaboradores e da empresa, permitindo um gerenciamento estratégico da produtividade.

Ao realizar avaliações de competências com certa frequência, os líderes conseguem mensurar a entrega e a capacidade de produção de cada colaborador, identificando possíveis inconsistências. A partir dessa análise, é possível incentivar o progresso do liderado por meio de treinamentos assertivos para a função.

De forma geral, a gestão por competências permite que os líderes identifiquem os CHA necessários para que os objetivos da organização sejam alcançados, segmentando tais demandas por vaga e departamento. Com isso, torna-se possível alocar e desenvolver profissionais que apresentem as competências condizentes com cada posto de trabalho, aumentando a chance de retorno positivo.

Quais os benefícios da gestão por competências?

Você já imaginou como os departamentos poderiam transformar realidades improdutivas ao estimularem o aperfeiçoamento dos seus colaboradores? Sim, esse é um dos benefícios da gestão por competências. Mas, fique atento, existem outras vantagens ao implementar tal modelo.

Vale ressaltar que esse modelo de gestão auxilia o departamento de recursos humanos a realizar processos de recrutamento e seleção efetivos. Uma vez que a empresa traça um perfil profissional para determinado cargo, os recrutadores conseguem realizar testes para identificar os candidatos que possuem maior potencial para alcançar a expectativa estipulada.

Dessa forma, evita-se os erros de contratação ou a improdutividade causada por um colaborador que não possui as competências da função. Além disso, o RH também pode desenvolver processos internos de promoção ou realocação de colaboradores, estimulando uma entrega superior.

Dentre as outras vantagens de utilizar esse modelo para gerir o capital intelectual, podemos citar:

  • Retenção de talentos
  • Valorização de profissionais e equipes com alta performance
  • Redução de custos
  • Redução de treinamentos ineficientes
  • Redução da rotatividade
  • Melhoria nos resultados
  • Longevidade sustentável
  • Protagonismo de carreira

Ou seja, tanto a empresa quanto o colaborador acabam ganhando com a gestão por competências.

Saiba mais

Se você quer saber mais sobre como desenvolver a sua equipe, clique aqui e fique por dentro do nosso curso online. Torne-se um analista em 9Box com a Peex Brasil e aprenda como avaliar o desempenho e potencial dos seus colaboradores de forma estratégica.

Contar com a ajuda de profissionais especializados em desenvolvimento de equipes torna o RH ainda mais estratégico. Outra solução, é investir em um bom sistema de RH, onde você e a sua equipe conseguirão realizar avaliações de desempenho, gestão de competências, gestão de treinamentos e muitos outros processos de forma automatizada.