Entenda a importância das metas SMART nas organizações
A definição de metas é essencial para estruturar o crescimento da empresa, planejar as próximas ações, nivelar o desempenho dos profissionais e tomar decisões. Porém, para que funcionem bem, é preciso organizá-las e o conceito de metas SMART vai ajudar nisso. Para entender sobre o assunto, continue lendo este post.
O que são metas SMART?
As metas SMART ajudam a definir o objetivo e a estabelecer o caminho para chegar lá. A palavra SMART é um acrônimo de 5 palavras da língua inglesa. São elas:
S (Specific) – Específico
Boas metas precisam ser específicas, pois definem exatamente qual é o ponto de chegada. Se a intenção é aumentar as vendas, é importante definir criteriosamente todo o passo a passo. Perguntas do tipo “Como aumentar as vendas em 40%, ou 30% até a data X” ajudam a estabelecer a especificidade:
- O que quero conquistar?
- Onde?
- O que está impedindo a conquista dessa meta?
- O que preciso fazer para conquistar essa meta?
- Quanto ou o que preciso para investir?
M (Measurable) – Mensurável
Esse tópico indica a necessidade de estabelecer um indicador para contribuir com o alcance das metas. Ainda no exemplo de vendas, seria o valor do faturamento sobre as vendas dentro do período estabelecido. Para definir esse aspecto da meta, responda:
- Quais os resultados esperados?
- Em quanto tempo essa meta deve ser atingida?
A (Achievable) – Alcançável
As metas estipuladas devem ser realistas. Não adianta estabelecer objetivos incríveis que estão além do possível. Determinar, por exemplo, o aumento de 200% das vendas é irreal e só servirá para desestimular os envolvidos. Para definir uma meta alcançável é necessário:
- Conhecer o histórico anterior
- Conversar com os envolvidos para entender se a meta é realista
R (Relevant) – Relevante
A meta deve estar alinhada ao seu objetivo de vida, inspirar um sentimento de realização e impactar positivamente as pessoas ao redor. Para ajudar a detalhar a relevância da meta, avalie a importância da sua realização e o que ela trará de positivo ou transformador.
T (Time Based) – Tempo, Prazo
Estabelecer um dead line para a meta é importante para evitar a procrastinação e favorecer o cumprimento do objetivo. Defini-la sem data para acontecer não vai tirá-la do papel. Lembre-se de que é necessário ser realista também nesse aspecto.
Determine uma data específica para o alcance da meta e, se necessário, divida isso em períodos menores, para que seja viável acompanhar de perto todo o processo.
Por que definir metas SMART na empresa?
Um bom planejamento vai dar toda a base de crescimento da sua empresa. Muitas vezes, as metas SMART são vistas como algo complexo ou restrito apenas para grandes organizações ou multinacionais, mas não: elas podem ser aplicadas em negócios de qualquer porte ou ramo de atuação.
Esse modelo de planejamento pode ser usado até mesmo em alguns departamentos. Aplicado dentro de um contexto geral, vai permitir o desenvolvimento da companhia como um todo, não apenas em um só segmento.
Com base nas metas SMART definidas, o plano de ação da empresa adquire mais consistência, permitindo prever o que poderá se alcançar em um mês, um semestre ou um ano.