Os funcionários são os maiores responsáveis pelo crescimento das organizações. As empresas que entendem isso valorizam mais seus colaboradores, sabendo que o crescimento de cada um impacta positivamente a produtividade. A avaliação de desempenho é uma ferramenta excelente para aferir a performance do profissional e indicar o que pode ser melhorado.
A criação de um sistema de avaliação eficiente promove o desenvolvimento dos funcionários permitindo-lhes compreender como melhorar o desempenho. Quando acompanhado de um feedback consistente e voltado à mentoria, o colaborador tem a chance de enxergar os pontos negativos e melhorá-los, tornando-se um profissional mais completo. A empresa ganha com isso, porque dá qualidade ao capital humano que tem à disposição e, consequentemente, consegue resultados com mais qualidade. Confira o passo a passo para implementar essa prática:
Defina as metas
O primeiro passo é definir as metas para o período. Esses objetivos devem ser desafiadores e, ao mesmo tempo, realistas, para que possam motivar os profissionais e trazer um aumento de produtividade para a organização.
Escolha o tipo de avaliação
Existem diversos modelos de avaliação de desempenho que podem ser escolhidos de acordo com o que se pretende obter dos profissionais e da estrutura da empresa. São eles:
Avaliação 180°
É realizada entre o superior imediato e o funcionário avaliado. É considerada limitada por depender apenas da opinião de uma pessoa, que pode ser influenciada inconscientemente por pré-julgamentos e favoritismos.
Avaliação 360°
Modelo eficiente e usado em grandes organizações, onde o colaborador é avaliado pelo chefe e pelos colegas. Esse teste dá um panorama mais completo do profissional. Para que essa avaliação seja feita da melhor maneira, deve-se manter o sigilo dos dados e a legitimidade dos depoimentos.
Avaliação por competências
Leva em consideração as competências técnicas e comportamentais dos funcionários, abordando questões como o relacionamento dentro da equipe, a proatividade, o comprometimento, o conhecimento da função, os resultados apresentados etc.
Defina a periodicidade
Após definir as metas e escolher o modelo de avaliação de desempenho que será aplicado, é hora de decidir quantas vezes por ano essa análise será realizada. Podem ser feitas pequenas avaliações trimestrais para um acompanhamento mais próximo, ou uma grande avaliação anual, que também surte efeitos, mas se mostra menos eficiente, porque as orientações passadas no feedback tendem a ser esquecidas com o tempo. Cabe ao RH definir qual o intervalo ideal de acordo com os objetivos e o perfil da empresa.
Envolva as equipes e treine a liderança
Para que tenha efeitos positivos, é importante comunicar as avaliações a toda a empresa, explicando os motivos de sua realização e eliminando rumores sobre demissões ou represálias. Se houver um entendimento claro dos propósitos desse trabalho, os profissionais vão entender a real importância e ser mais colaborativos.
A liderança também deve ser treinada para a implantação do processo. É importante garantir a idoneidade das informações prestadas e a responsabilidade na hora de passar o feedback aos empregados. Destaque que a intenção nunca é humilhar o profissional, mas deixar claro qual é o seu papel na empresa, sugerindo ações para que sua performance seja ainda melhor.
Escolha um bom software
Um software de gestão de pessoas vai ajudar a realizar a avaliação de desempenho. É ele que armazena os resultados, traça gráficos de comparação e organiza essas informações para que possa ser feito um comparativo com o período seguinte.
Isso vale especialmente em organizações de grande porte, cujo volume de dados para organizar é imenso. Empresas menores também são beneficiadas com o uso de um software, pois servirá de apoio durante o processo.
Para descobrir mais, leia também: Você conhece o modelo de avaliação de desempenho do sistema Peex Brasil?
A avaliação de desempenho é uma ferramenta muito útil para entender o que as empresas têm em mãos em relação ao potencial de trabalho e como aproveitá-lo da melhor maneira, compreendendo as habilidades dos empregados e ajudando-os no desenvolvimento. Os resultados positivos no engajamento e a redução de turnover são os maiores benefícios observados.
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