Utilize o sistema da Peex Brasil para diminuir o turnover

Diminuir o turnover é uma das metas dos gestores preocupados em manter a sustentabilidade do negócio e a satisfação dos colaboradores.

Uma das maiores preocupações dos departamentos de recursos humanos é o indicador de rotatividade. Entretanto, essa não é uma tarefa fácil. A rotatividade elevada pode ter várias origens, como, por exemplo, a desmotivação dos colaboradores, uma comunicação interna pouco transparente, líderes despreparados, ausência de plano de carreira, avaliações de desempenho mau estruturadas, entre outros.

Por isso, o gestor de RH precisa ter ferramentas confiáveis que sejam capazes de fornecer informações em tempo real sobre o cenário da organização, bem como o desempenho dos colaboradores. Veja o vídeo e continue a leitura para descobrir como as funcionalidades do sistema de RH da Peex Brasil favorecem uma gestão estratégica do capital humano.

Gestão de metas

Como estão as metas da sua equipe? Elas são mensuráveis, bem definidas e possíveis de serem alcançadas? Os colaboradores sabem o que precisa ser feito? Possuem acesso as metas que precisam atingir? Estão motivados para alcançar os resultados esperados?

O sistema da Peex Brasil permite a automatização da gestão de metas para que os líderes possam realizar análises rápidas e seguras a respeito da produtividade. Com isso, além das metas não ficarem esquecidas até o fim do período, os gestores conseguem redistribuir as tarefas caso identifique algum obstáculo ou sobrecarga em colaboradores específicos.

Ao realizar um bom gerenciamento de metas, os resultados obtidos no final do período tendem a ser melhores, bem como o rendimento de todos os colaboradores da equipe. Lembre-se que quanto mais os profissionais compreenderem sobre a importância de suas atividades, maior será o engajamento e participação. Quando o colaborador não se sente parte do processo, as chances de ele buscar novas oportunidades no mercado são grandes.

Leia também: Pare de cometer esses 3 erros ao definir metas

Avaliação de desempenho

O sistema da Peex Brasil permite a estruturação de processos de avaliação de desempenho baseados  na metodologia 9Box. Através dela, os líderes são capazes de analisar a entrega e as competências de cada colaborador, facilitando a identificação de profissionais que atuam acima da média ou que estão apresentando baixo resultado.

O acesso ao histórico dos colaboradores é crucial para que o gestor de RH, junto com os gestores das áreas, possa realizar previsões de movimentações afim de reconhecer os melhores profissionais, otimizar a produtividade dos departamentos e solucionar gaps nas equipes.

Ter ferramentas capazes de indicar quem são os talentos da organização é crucial. Com elas o gestor de RH conseguirá traçar ações de retenção e valorização.

Feedback

Ao utilizar o feedback de forma construtiva, os líderes conseguem nortear os seus liderados rumo aos objetivos esperados pela organização. Com conversas bem estruturadas, assertivas e embasadas em dados do colaborador, os líderes estimulam o desenvolvimento da sua equipe.

Além disso, os profissionais estão cada vez mais interessados em organizações que incentivem o seu aprimoramento, sendo o feedback ferramenta crucial para esse processo. Equipes que não recebem feedback acabam se desmotivando rapidamente, aumentando as chances de rotatividade.

O sistema da Peex Brasil permite que os gestores tenham acesso rápido as informações de cada colaborador. Com isso, além do líder ganhar tempo, as conversas serão mais assertivas, permitindo que cada profissional seja orientado conforme o seu desempenho.

Aproveite os benefícios da tecnologia

Com o sistema da Peex Brasil ficou mais rápido e seguro aplicar avaliação de desempenho, gerir metas mensuráveis e oferecer feedbacks construtivos. Utilize a tecnologia para desenvolver a sua equipe, reter talentos e maximizar o capital humano disponível. Entre em contato para saber mais.

Quer receber conteúdos atualizados sobre gestão de pessoas? Inscreva-se em nossa newsletter.

Outros conteúdos que você vai querer ler:

Como alinhar sistema de RH e estratégia empresarial?

Você conhece o modelo de Avaliação de Desempenho do sistema Peex Brasil?

5 motivos para substituir planilhas por um sistema de RH da Peex Brasil