RH estratégico

A importância do RH estratégico já é reconhecida por muitos CEOs e diretores, mas, por se tratar de uma prática recente que está sendo desenvolvida aos poucos nas empresas, podem surgir algumas dúvidas sobre como implantar um planejamento eficaz pautado nesse conceito.

Para ajudar, montamos um guia rápido sobre como elaborar um plano de ação assertivo voltado ao RH estratégico. Confira:

  1. O RH estratégico começa na definição das metas

Antes de qualquer ação ou mudança, é necessário saber aonde se quer chegar: definir as metas do período é o primeiro passo para identificar o que deve ser feito internamente e como os talentos devem ser trabalhados.

  1. Avalie o capital humano disponível

Faça um mapeamento dos profissionais da equipe, suas funções, competências e resultados. Conhecer as pessoas que compõem a empresa evidencia quem precisa desenvolver habilidades e quem pode contribuir exercendo outras funções.

  1. Faça projeções

Após identificar o capital humano disponível e traçar as metas que devem ser alcançadas, é hora de o RH fazer uma projeção do que será necessário para cumprir com esse planejamento. A empresa deve investir em novas contratações? Quantas pessoas serão necessárias para realizar a estratégia? Os funcionários precisarão passar por treinamentos?

Esse é o momento de comparar a demanda com o que a empresa tem para oferecer. Depois disso, ficará fácil identificar o que deve ser feito para a concretização das metas.

  1. Realize a gestão de talentos

Depois de identificar as necessidades da empresa e o que será preciso fazer, é a hora de realmente concretizar o RH estratégico. Por um lado novas contratações podem ser necessárias no momento; por outro, investir nas potencialidades dos funcionários já contratados é uma das soluções possíveis.

Seleção de talentos e contratação

Sabendo exatamente o que é preciso para cobrir lacunas na equipe, o RH é capaz de escolher um profissional que além de saber as questões técnicas relacionadas ao trabalho, também poderá contribuir com aspectos psicológicos importantes para a empresa.

O perfil do candidato ideal fica muito mais evidente e a contratação, precisa. É questão de tempo para ver os resultados desejados.

Treinamento e desenvolvimento

O treinamento pode ser realizado com funcionários novos e antigos. A ideia, aqui, é fomentar as habilidades que não estão sendo preenchidas nessas pessoas.

Para isso, podem ser consideradas promoções, mudanças de cargo e de setor, mobilidade de funcionários etc.

Esse é o momento de trabalhar as informações obtidas nas avaliações de desempenho. Caso esse processo ainda não seja realizado na empresa, recomenda-se começar esse acompanhamento de maneira cuidadosa.

Não se esqueça de trabalhar o engajamento durante o período. É vital que os funcionários sejam constantemente motivados para que consigam entregar um bom resultado e o trabalho não se perca no meio do caminho.

  1. Avalie os resultados

Após a implementação das mudanças, acompanhe os resultados fazendo os ajustes necessários. Um plano de ação dentro do RH estratégico é contínuo e deve sempre ser observado, lapidado.

Ao realizar um plano de ação conhecendo os objetivos e como trabalhar com cada funcionário, a chance de sucesso da empresa é muito maior e seu crescimento, mais robusto.

No site da Peex Brasil você encontra, além das nossas soluções para RH, um Teste que vai avaliar se a sua empresa tem maturidade para medir o potencial e o desempenho dos colaboradores. Quer fazer o teste? Clique aqui e confira.