Redução de custos: controle o orçamento com a ajuda do RH

Não é apenas em momentos de crise que as empresas precisam controlar orçamentos e garantir lucratividade.

Para que seja garantida a saúde financeira do negócio, os gestores precisam trabalhar juntos para a redução de custos dispensáveis. Nesse sentido, o departamento de RH deve ajudar de forma significativa.

Com a evolução da atuação do RH na estratégia empresarial, o departamento ganhou novas responsabilidades que estão diretamente relacionadas a lucratividade da equipe. Uma boa gestão de pessoas não se resume a contratar um colaborador ou realizar cortes em momentos de baixo faturamento, pelo contrário.

Vale lembrar que resumir as ações de redução de custos a cortes no quadro de colaboradores não é uma solução sustentável. Existem outras opções que devem ser realizadas para que os resultados sejam positivos e mantenham a competitividade da organização.

Por isso, se você é gestor de RH ou também lida com os desafios orçamentários, continue a leitura! Descubra como gerir os custos para manter a rentabilidade da equipe.

O RH e a rentabilidade do negócio

Atualmente o capital humano é o ativo mais importante dentro de qualquer empresa. Sabemos que sem os colaboradores, o planejamento e as ideias não saem do papel para conquistar espaço no mercado. Nesse sentido, os gestores precisam saber aproveitar, de forma construtiva, toda força de trabalho disponível. Caso contrário, haverá perda de desempenho, produtividade e faturamento.

Levando em conta que o departamento de recursos humanos é o responsável por contratar, desenvolver e reter os profissionais que estão alinhados às estratégias e cultura organizacional, podemos dizer que ele impacta diretamente na rentabilidade do negócio.

Dessa forma, o gestor de RH deve participar ativamente do controle orçamentário, tomando a frente das ações que impactam na gestão de pessoas.

Aproveite: Gestão estratégica de Recursos Humanos, você utiliza?

Ações para a redução de custos

Confira a seguir algumas ações que ajudam os gestores a enxugarem orçamentos ao mesmo tempo em que valorizam a produtividade, bem como a qualidade das entregas realizadas.

Lembre-se que nenhum corte pode impactar negativamente os serviços e produtos ofertados. Garantir que os clientes percebam valores positivos ajuda na satisfação e fidelização dos mesmos, aumentando a probabilidade de um faturamento elevado.

1. Desenvolvimento de treinamentos

Os treinamentos favorecem o desenvolvimento dos profissionais, permitindo a construção de soluções mais assertivas ou de melhoria nas atividades rotineiras. Quanto mais capacitada for a equipe, menor os custos com erros, retrabalho, insatisfação do cliente ou baixa produtividade.

Verifique quais são os pontos fracos dos departamentos e quais os treinamentos que seriam necessários para transformar os gaps em resultados. Além disso, escolha colaboradores para serem multiplicadores de conhecimentos. Dessa forma, mais profissionais serão impactados pelos benefícios do aperfeiçoamento.

2. Gestão de horas e responsabilidades

Faça uma análise se as atividades estão bem distribuídas entre os membros da equipe. Facilmente encontramos profissionais mais engajados e que acabam acumulando mais responsabilidades. Entretanto, isso pode ocasionar uma sobrecarga que leva ao aumento de horas extras dentro do escritório.

Quando as atividades são redistribuídas de forma a acabar com essas situações, o gestor de RH reduz os custos com hora extra ao mesmo tempo em que contribui para a qualidade de vida dos colaboradores que estavam com trabalho acumulado. Já imaginou como isso pode melhorar a satisfação e motivação das equipes?

3. Valorização de recrutamento interno

Sim, valorize o seu quadro de colaboradores. Em post anterior vimos que as novas gerações buscam oportunidades de crescimento. Ao mesmo tempo em que são criadas formas de reter talentos, a empresa passa a reduzir custos com os processos de recrutamento e seleção externos.

Outra vantagem é a redução de custo proveniente da adaptação ou treinamentos iniciais que são destinados a novos colaboradores. Um profissional que já está familiarizado com a cultura organizacional, políticas e metas conseguirá entrar no ritmo de produção de forma mais rápida e mais barata.

4. Análise dos benefícios

Não é recomendado reduzir benefícios que podem gerar insatisfação dos colaboradores. Todavia, é possível reavaliar o valor despendido com os fornecedores contratados e buscar no mercado soluções mais acessíveis com propostas equivalentes.

Em alguns casos, também é possível mensurar a utilização e satisfação dos colaboradores com determinados benefícios. O gestor de RH pode descobrir que alguns incentivos oferecidos estão desalinhados aos interesses da equipe. Essa é uma boa oportunidade para realizar mudanças que gerem economia e entusiasmo.

5. Utilize ferramentas digitais

Vivemos em uma era digital e fugir disso aumenta o gasto de recursos financeiros com retrabalho, atividades manuais e erros. Empresas que investem em ferramentas tecnológicas conseguem impulsionar produtividade, amadurecer análises e reformular estratégias a fim de favorecer a rentabilidade e competitividade do negócio.

Hoje, o próprio departamento de RH já pode ser automatizado com softwares de gestão de pessoas que permitem o máximo aproveitamento do capital humano disponível. Não deixe de pesquisar as ferramentas existentes no mercado.

Confira: 5 motivos para substituir planilhas por um sistema de RH da Peex Brasil

Não fique de fora! Entre em contato com a equipe da Peex Brasil e descubra como os sistemas de RH podem ajudar na redução de custo. Invista na rentabilidade da sua equipe!

Para receber novidades do blog, inscreva-se em nossa newsletter!