Recrutamento interno: o que é e como funciona?

Você sabia que o recrutamento interno pode ser utilizado para incentivar o desenvolvimento além de manter a empresa mais competitiva?

O recrutamento interno é uma excelente estratégia para estimular o protagonismo de carreira nos colaboradores, favorecendo os resultados da organização. Mas, você sabe como aplicar? Quais são as melhores formas de implantar ou quais ferramentas utilizar? Descubra nesse post essas e outras questões.

De fato, existe muitas questões que rodeiam esse tipo de recrutamento. Muitas empresas ainda possuem certas barreiras em implementá-lo, pois os gestores temem perder bons funcionários para outros departamentos.

Nesse contexto é válido ressaltar que o colaborador faz parte dos ativos da empresa, portanto, precisa estar alocado de forma estratégica e produtiva, independente de qual departamento seja.

Uma empresa que estimula o crescimento de seus colaboradores, com certeza ganha diferenciais diante do mercado. Para saber como o recrutamento interno pode ser utilizado de forma estratégica, continue a leitura. E para aprender ainda mais sobre o assunto, leia também: Recrutamento e seleção: qual é a importância.

O que é recrutamento interno?

Recrutamento interno é o processo seletivo que ocorre nas organizações, tendo como base de candidatos os colaboradores que já fazem parte do negócio.

Ou seja, o departamento de RH compartilha as vagas disponíveis em canais de comunicação interna, permitindo que os colaboradores da casa que tiverem interesse possam participar. Ao mesmo tempo em que a empresa valoriza o capital intelectual interno, o colaborador tem a possibilidade de desenvolver a carreira.

Com isso, o departamento de RH estimula o desenvolvimento dos colaboradores e a consequente melhoria dos processos internos. Quanto uma empresa pode ganhar quando os seus funcionários estão empenhados para conquistar novas oportunidades?

O recrutamento interno costuma ser muito benéfico para as organizações, não apenas por reduzir os custos de recrutamento e seleção, mas também por reconhecer os potenciais dos recursos internos.

Como implementar o recrutamento interno?

O recrutamento interno pode ocorrer de diferentes maneiras, tudo vai depender da estrutura e modelo condizentes com a cultura organizacional. Enquanto algumas empresas valorizam um sistema aberto onde os colaboradores podem consultar todas as vagas disponíveis e se candidatar livremente, outras fazem uma pré-autorização pelo gestor direto do profissional.

Nesse último caso, o gestor é responsável por autorizar ou vetar a participação do colaborador no processo seletivo. Porém, a desvantagem desses casos é que o gestor pode ser influenciado por interesses do próprio departamento, esquecendo de pensar na empresa como um todo e nos benefícios de permitir que o liderado tenha a chance de conquistar novos desafios.

O primeiro passo é o gestor de RH analisar as estratégias atuais e a cultura organizacional, estabelecendo o formato ideal para ser aplicado. Feito isso, é possível pensar em ferramentas para tornar o processo ainda melhor.

Quais ferramentas usar no recrutamento interno?

É recomendado utilizar ferramentas capazes de organizar todas as informações de forma segura e clara. Isso permitirá ao departamento de RH realizar uma gestão mais efetiva de todos os processos seletivos que estiverem acontecendo.

Para isso, conte com o sistema de RH da Peex Brasil. Além de oferecer maior controle dos dados, a plataforma permite uma gestão completa e eficaz. Seus módulos compreendem funcionalidades que englobam avaliação de desempenho e plano de desenvolvimento individual, ou seja, os líderes conseguem avaliar todo o histórico dos colaboradores que se candidataram.

Não perca tempo. Entre em contato para agendar uma demonstração e conheça todas as vantagens de implantar o sistema de RH. Ajude os seus gestores a maximizar o capital humano.

Confira também:

3 vantagens da matriz nine box para o planejamento de sucessões

Tenha uma matriz 9 box de sucesso com o sistema da Peex Brasil