Ter um RH produtivo é um desejo de grandes e pequenas empresas. Mas, será que essa é uma tarefa fácil?
Entregar resultados, impulsionar a performance dos colaboradores, estruturar uma cultura forte, acompanhar a atuação das lideranças e manter o capital humano produtivo. Esses são apenas alguns dos desafios enfrentados hoje pela equipe de gestão de pessoas. Dentre tantas atividades, você pode se perguntar como é possível manter o RH produtivo.
Se você e a sua equipe andam com atividades atrasadas, inúmeros processos para aprimorar e recebem cobranças diárias sobre projetos de melhoria do ambiente de trabalho e da produtividade do quadro de funcionários, confira os 4 segredos que trouxemos para te ajudar.
1 – Aprenda a gerir o seu tempo
A gestão do tempo é essencial para todos os profissionais que precisam lidar com um alto número de atividades e possuem recursos limitados – como tempo e colaboradores. Por isso, se você quer ter um departamento eficiente, aprenda a planejar as atividades e prazos da sua equipe.
Leve em consideração as atividades diárias, os projetos prioritários e as demandas de melhoria. Relacione os recursos disponíveis, o grau de urgência e os impactos que cada entrega causará no negócio. Valorize as entregas que realmente forem contribuir para o crescimento da empresa ou para a produtividade do RH.
2 – Dê espaço para a automatização
O uso da tecnologia favorece consideravelmente a rotina do RH. Hoje, as empresas que deixam de investir em sistemas específicos para esse departamento acabam perdendo tempo, assertividade e dinheiro. Afinal, quanto custa o retrabalho ocasionado por erros manuais? Quanto tempo a sua equipe leva para localizar uma informação importante? Todos confiam 100% na qualidade dos dados encontrados nas planilhas compartilhadas?
Com o sistema de RH ideal, você e a sua equipe conseguem concentrar inúmeros processos e informações em um único local. Você não precisa mais perder tempo procurando arquivos ou atualizando diversas planilhas.
Confira também: Como a tecnologia pode aumentar a produtividade do RH?
3 – Desenvolva a sua equipe
Você já deve estar cansado de ouvir sobre desenvolvimento, certo? Não é por acaso que esse tema tem sido abordado com tanta frequência nos últimos anos. Equipes desenvolvidas e com conhecimento reciclado são mais assertivas e eficientes do que aquelas que não se atualizam.
Vivemos em uma sociedade que está sempre em transformação. Logo, os processos e metodologias que funcionavam há alguns anos atrás já não geram o mesmo resultado que antes. Ou seja, se o departamento de RH continuar fazendo tudo da mesma maneira, os resultados podem ser cada vez piores.
4 – Aplique ferramentas de inovação
As metodologias e ferramentas relacionadas a inovação estão ganhando cada vez mais espaço dentro do mundo corporativo. Empresas e departamentos de todos os tamanhos estão se beneficiando ao utilizar o design thinking, por exemplo.
Você já tentou realizar uma sessão de brainstorming com a sua equipe para solucionar algum problema do setor? Já fez alguma reunião com o time para pensarem juntos em novas formas de realizar os processos? Ou até mesmo usar a criatividade para amenizar a falta de tempo ou de recursos do setor?
Ao inovar, você poderá descobrir novas maneiras de manter o seu RH produtivo. Além disso, os impactos positivos poderão ser sentidos no engajamento e satisfação dos colaboradores. Afinal, ninguém gosta de trabalhar em condições desgastantes sem poder participar ou opinar sobre a situação.
Inscreva-se em nossa newsletter e curta a nossa página do facebook para continuar recebendo conteúdo atualizado sobre gestão de pessoas.
Quer saber mais sobre produtividade? Acesse: