Será que é o fim da avaliação de desempenho anual?

Você já se questionou o que irá acontecer com aquela tradicional avaliação de desempenho anual?

Bom, muitas empresas já abandonaram essa prática e tudo indica que ela está chegando ao fim! Com o dinamismo do mercado e das informações, as organizações que se prenderem apenas em avaliações anuais ficarão para trás.

A avaliação de desempenho tende a ser cada vez mais frequente, baseada em recursos tecnológicos capazes de fornecer informações seguras e atualizadas aos líderes. Hoje, existem muitas ferramentas no mercado que ajudam os gestores na hora de maximizar o capital humano disponível.

Se você ainda está preso na avaliação anual, baseada em planilhas ou folhas impressas com análises superficiais dos seus colaboradores, acompanhe-me na leitura! Saiba o que fazer para manter a vantagem competitiva do seu departamento.

Confira também: Fuja dos 4 erros mais comuns ao aplicar avaliação de desempenho

Quantidade não é qualidade

Antes de mais nada, vale reforçar aquele velho ditado “quantidade não é qualidade”. Por isso, não pense que a avaliação de desempenho anual dará espaço a inúmeras avaliações sem fundamento ou estratégia. A ideia é justamente o contrário.

As organizações estão buscando modelos de fornecer avaliações mais precisas, que retratem a realidade e que ajudem a direcionar os esforços dos colaboradores para os objetivos gerais pretendidos. Logo, os líderes precisam estar atentos para levantar informações relevantes de desempenho, capazes de trazer resultados.

Ou seja, a tendência da avaliação de desempenho é que ela seja cada vez mais consistente e dinâmica. Análises rápidas, atualizadas, assertivas e produtivas. Se essa não for a nova realidade dos departamentos, talvez algo ainda esteja errado.

Os recursos tecnológicos fazem diferença

Outra realidade a ser considerada é a troca das planilhas e papéis por sistemas eficientes que viabilizam monitoramento, desenvolvimento e maximização do capital humano. Através de ferramentas como o sistema da Peex Brasil, os líderes conseguem mensurar o desempenho de cada colaborador e as competências apresentadas.

De forma rápida e segura, os executivos e gestores de RH conseguem identificar quem são os profissionais com alta performance e quais estão realizando entregas abaixo do esperado. Além do mais, a tecnologia permite um planejamento mais eficiente a respeito das sucessões estratégicas que ocorrerão dentro do negócio.

Fique de olho no futuro

Manter a vantagem competitiva no mercado atual é saber olhar para o quadro de colaboradores e identificar os pontos chave para o sucesso do negócio. Ter informações reais sobre o capital humano é fundamental para qualquer empresa que queira conquistar um espaço seguro no mercado.

Por isso, executivos de RH e líderes precisam estar sempre de olho no futuro, traçando ações capazes de viabilizar a sustentabilidade do negócio. Nesse sentido, manter a tradicional avaliação de desempenho anual pode ser um risco.

Invista nos seus melhores profissionais e veja a performance dos departamentos evoluírem. Entre em contato com a Peex Brasil para saber mais sobre como transformar o seu RH em uma área estratégica.

E lembre-se, para continuar recebendo conteúdos atualizados sobre gestão de pessoas, inscreva-se em nossa newsletter e curta a nossa página no facebook.

Outros conteúdos que você também vai querer ler:

3 vantagens da matriz nine box para o planejamento de sucessões

Descubra se a liderança atual está contribuindo para o futuro da organização