Gestão de treinamento: o que é e qual a sua importância

Descubra como manter a vantagem competitiva do seu negócio

Se você anda realizando altos investimentos em treinamentos que não estão trazendo resultado, chegou a hora de conhecer mais sobre gestão de treinamentos. Descubra como investir em capacitação assertiva.

Atualmente, existe uma grande preocupação dos gestores em manter a equipe capacitada para lidar com as mais diversas situações do dia. Aprender a dominar as emoções, trabalhar sobre pressão, aplicar técnicas de inovação e redesenhar processos de maneira mais econômica e assertiva. Esses são apenas alguns motivos que fazem com que líderes e profissionais de RH queiram manter os colaboradores atualizados.

Entretanto, nem todas as empresas estão conseguindo fazer isso de maneira viável. Em muitos casos, os investimentos são elevados e os retornos imperceptíveis. Por isso, é de extrema importância que o negócio tenha ferramentas disponíveis para colocar em prática uma gestão de treinamentos de sucesso.

Continue a leitura e descubra o que é gestão de treinamentos e como ela pode te ajudar a impulsionar o retorno sobre os investimentos realizados em capacitação.

O que é gestão de treinamento?

A gestão de treinamento refere-se ao processo de organizar, planejar, monitorar e avaliar as ações de capacitação oferecidas pelas organizações. O seu principal objetivo é assegurar o bom aproveitamento dos recursos disponíveis, de forma a maximizar o potencial humano e gerar retornos produtivos para o negócio.

É através da gestão de treinamento que os gestores e profissionais de RH conseguem monitorar e acompanhar a evolução dos profissionais. Com um acompanhamento consistente, baseado em informações confiáveis, fica mais fácil traçar ações de aperfeiçoamento que gerem mudanças positivas no ambiente corporativo.

Outro ponto importante é que esse processo, quando realizado de forma automatizada, poupa tempo dos gestores que precisam dividir o pouco tempo entre as mais diversas demandas. Mas, vale lembrar que, infelizmente, alguns líderes ainda não compreenderam como um bom plano de treinamento pode ajudar a melhorar os resultados do departamento. Nesse sentido, é importante ter em mente que colaboradores atualizados e preparados para lidar com as diversas situações do mercado atual aumentam as chances de sucesso da organização.

Por que a gestão de treinamento é importante para as empresas? 

Como você realiza o controle e monitoração das ações da capacitação da sua equipe? Você sabe quais são os treinamentos que geram mudanças comportamentais? E os que realmente impactam positivamente no conhecimento e técnica da equipe?

Para que os colaboradores realmente possam adquirir novas habilidades, competências e técnicas é fundamental  ter ferramentas capazes de monitorar a participação, aproveitamento e evolução dos profissionais diante dos treinamentos realizados. Caso contrário, aumentam os riscos dos colaboradores realizarem cursos que não irão sanar os gaps existentes. Lembre-se que ao alinhar estrategicamente o desenvolvimento do profissional com as metas da organização pode significar aumento no faturamento da empresa.

Logo, saber identificar a eficiência, os resultados e os principais objetivos de cada treinamento proposto é crucial para garantir o alinhamento entre o investimento e a necessidade organizacional. Além de favorecer a assertividade quando o assunto é capacitação do capital humano, a gestão de treinamentos favorece também a redução de custos com trabalhos manuais ou falta de informações analíticas sobre os retornos trazidos para a organização.

E você, vai continuar tabulando as informações dos treinamentos nas planilhas? Conheça as soluções da Peex Brasil que estão ajudando inúmeras empresas a otimizar tempo, processos e resultados. Tenha um RH estratégico, entre em contato com a nossa equipe para saber mais.

Outros conteúdos que você também vai querer ler:

Descubra a importância dos treinamentos empresariais

Qual é o papel do líder para o desenvolvimento do colaborador?