Gestão de pessoas 5 práticas que todo bom RH deve ter

Nos últimos anos, o departamento de RH passou a assumir novos papéis dentro das organizações.

De forma geral, a base estratégica desse departamento é garantir uma gestão eficaz do capital humano disponível na organização. Para isso, existem algumas práticas que todo bom RH deve ter.

Por exemplo, é crucial que nesse novo contexto em que vivemos as empresas saibam comunicar, ouvir, avaliar e desenvolver os seus colaboradores. Sem isso, a organização corre um grande risco de perder bons funcionários para concorrentes no mercado.

Acompanhe-nos na leitura e descubra 5 práticas essenciais para transformar a sua gestão de pessoas. Desenvolva o seu departamento de RH e retenha os seus melhores colaboradores. Para saber mais, leia também: 3 sinais de que é hora de inovar no seu RH.

1. Gestão inteligente de capital humano

É responsabilidade do RH promover uma gestão inteligente de todo o capital humano disponível na empresa. Utilizando ferramentas e ações específicas, o gestor de RH – junto com a sua equipe -, deve garantir a atração, integração, desenvolvimento, motivação e retenção dos colaboradores. Para isso deve contar com o envolvimento de todo time de liderança.

2. Desenvolvimento e valorização dos colaboradores

Empresas que possuem um quadro de colaboradores capacitado, atualizado e pronto para buscar soluções inovadoras costumam apresentar resultados acima do esperado. No sentido contrário, organizações que não investem no desenvolvimento e atualização de seu capital humano tendem a ficar estagnadas, correndo o risco de perder espaço no mercado.

Além disso, os profissionais estão cada vez mais interessados em trabalhar nas organizações que valorizam o seu esforço e que contribuem para o seu crescimento profissional.

Por isso, uma das práticas que todo bom RH deve ter é a de desenvolver e valorizar os seus colaboradores. Com planejamento, políticas e estratégia, o RH deve estruturar meios viáveis de capacitar os profissionais conforme os interesses da organização, potencializando a capacidade produtiva.

Saiba mais: Descubra a importância dos treinamentos empresariais

3. Comunicação eficaz

A área de gestão de pessoas é responsável por alinhar o capital humano com a organização. Para isso, precisa desenvolver uma comunicação interna transparente capaz de gerar sinergia e engajamento entre as equipes.

Um bom departamento de RH consegue transmitir para os colaboradores os valores, políticas, comportamentos, estratégias, metas e informações necessárias para que todos possam produzir resultados positivos.

Vale lembrar que o RH precisa trabalhar em equipe com os líderes da organização, afinal, são eles que possuem contato direto com as equipes da base. Ou seja, os líderes são responsáveis por reforçar e multiplicar as informações de forma coerente.

4. Oportunidades de crescimento e reconhecimento

Um bom departamento de RH possui ações bem estruturadas para garantir o crescimento e reconhecimento de seus colaboradores. Sabemos que profissionais que se sentem valorizados tendem a se engajar ainda mais nos projetos e metas empresariais.

Por isso, ter um bom plano de carreira estruturado ou até mesmo estratégias de bonificação é crucial para gerar motivação e envolvimento da equipe com a empresa. Quando o profissional tem a percepção das oportunidades de crescimento, a sua dedicação tende a ser maior. Caso contrário, ele pode procurar novas oportunidades no mercado.

5. Planejamento e atuação estratégicas

Por fim, os profissionais de RH precisam estar abertos para usufruir as novas ferramentas desenvolvidas com o avanço da tecnologia. Hoje, um bom departamento de recursos humanos utiliza dados para realizar um gerenciamento mais assertivo do capital disponível.

Com a utilização de sistemas de RH, por exemplo, a equipe de gestão de pessoas consegue mensurar, avaliar e solucionar problemas que até então eram desconhecidos. Além disso, atividades que eram manuais ou que demandavam grande parte do tempo da equipe já podem ser automatizadas, trazendo mais segurança, assertividade e confiabilidade ao setor.

Se você quer melhorar o desempenho do seu RH e impulsionar a gestão de pessoas da sua empresa, entre em contato com a Peex Brasil. Temos a solução para quem quer maximizar o aproveitamento do capital humano.

Veja também, outros conteúdos que você vai querer ler:

Confira as tendências de recrutamento e seleção de pessoas

Descubra a importância dos treinamentos empresariais