Como unir RH e TI para alavancar a produtividade

Unir RH e TI pode ser um tema ainda desconhecido por algumas empresas. Confira como essa parceria pode favorecer os seus resultados.

Vivemos em uma era digital, onde é cada vez mais natural ver os departamentos trabalharem em conjunto com os profissionais de TI para aprimorar processos e estratégias. Logo, não é de se estranhar o movimento das organizações quando o assunto é unir RH e TI para maximizar o aproveitamento do capital humano.

Sim, essa união tem se mostrado cada vez mais benéfica para ambos os lados. Enquanto o RH ganha na otimização dos processos, redução dos custos e análise de dados táticos para uma gestão de pessoas mais assertiva, a TI ganha no desenvolvimento dos profissionais, na capacitação, satisfação e engajamento.

Se você ainda não conhece o poder dessa união, continue a leitura. Para saber mais, confira também: Como a tecnologia pode aumentar a produtividade do RH?

Ultrapassando as fronteiras

Alguns gestores podem pensar que a tecnologia serve apenas para reduzir processos burocráticos do departamento de RH. Mas, ressaltamos que os benefícios de unir RH e TI vão muito além dessa ideia simplória.

Hoje, graças a esse trabalho em conjunto, os gestores de RH conseguem dominar e analisar profundamente dados valiosos para uma coordenação assertiva do capital disponível. Há alguns anos era quase impossível de acreditar que existiriam sistemas capazes de cruzar, em tempo real, todas as informações relacionadas à cada colaborador.

Em questão de segundos os líderes conseguem consultar, de forma visual, o desempenho, a evolução, as metas, o PDI ou até mesmo as competências de seus liderados. Isso permite que decisões sejam embasadas em dados confiáveis e reais, evitando perdas financeiras, produtivas e até mesmo a perda dos melhores profissionais da equipe.

Confira: Entenda a revolução da tecnologia na gestão de pessoas.

Um caminho sem volta

Outro ponto importante dessa combinação é que não tem volta. Tudo indica que essa aproximação é definitiva: as empresas precisam acompanhar o mercado e implantar os novos procedimentos que estão se mostrando lucrativos.

Sabemos que toda empresa existe para gerar ganhos. Ou seja, não adianta continuar com processos obsoletos que produzem custos elevados e poucos retornos. Os gestores precisam avaliar até que ponto vale a pena manter o RH longe das inovações que estão surgindo no mercado.

Quanto mais tempo as equipes de RH possuírem livres de atividades manuais, mais tempo disponível para dedicar em estratégias que favoreçam o negócio. Afinal, hoje a grande missão do RH está relacionada em reter, desenvolver e engajar os colaboradores.

Já parou para pensar que com o foco do mercado atual no ser humano, torna-se desvantajoso manter uma equipe inteira dedicada nos processos?

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