Comitê de calibração: peça chave para o sucesso da matriz nine box

O comitê de calibração é uma etapa decisória no processo de avaliação de desempenho.

É através dele que os gestores conseguem conferir os critérios utilizados e equilibrar as avaliações realizadas. Se os gestores da sua equipe não realizam esse balizamento, fique atento.

A ausência da calibração pode aumentar os erros ou distorções que são comuns acontecerem quando um profissional avalia outro. Por isso, os executivos de RH precisam acompanhar todo o processo de avaliação da empresa, estabelecendo diretrizes e estruturando os encontros de calibração.

É com o auxílio do RH que os gestores e pares conseguirão seguir um caminho justo e transparente, sem favorecer nenhum colaborador. Vale lembrar que a ética e o trabalho em equipe são elementos cruciais nesse momento.

Continue a leitura para entender melhor o que é o comitê de calibração e como ele ajuda a impulsionar os resultados da matriz nine box.

Confira também: Curso online Formação Analista 9box!

Afinal, o que é comitê de calibração?

O comitê de calibração é uma reunião entre líderes e departamento de RH que tem o objetivo de revisar as avaliações de desempenho de cada colaborador, bem como discutir os resultados encontrados. Sabemos que é comum os líderes possuírem pesos e medidas diferentes para avaliar os seus liderados, por isso, o comitê de calibração tem a função de garantir que os colaboradores tenham sido analisados de maneira justa e igualitária.

Logo, o papel do RH é crucial nessa etapa. É o executivo de RH quem deve liderar o encontro, nortear os participantes e equilibrar os critérios utilizados. Outro ponto importante é a colaboração dos líderes envolvidos.

Lembre-se que dentro de uma organização todos trabalham para o mesmo objetivo. Nesse sentido, o comitê de calibração é uma excelente oportunidade dos pares realizarem um trabalho em equipe para desenvolver, de forma estratégica, todo o capital humano disponível.

Posso pular essa etapa?

Não! A etapa de calibração é fundamental para garantir o sucesso da matriz nine box e da avaliação de desempenho. Sem ela, as classificações dadas aos colaboradores podem ser irreais e causar prejuízos financeiros. Já imaginou o impacto negativo de promover um colaborador que possui rendimento abaixo da média, mas que foi bem avaliado pelo seu líder? Ou deixar de desenvolver um colaborador com potencial elevado?

É através do comitê de calibração que o RH garante a utilização eficaz do capital humano. Outro resultado positivo desse encontro são os planos de ações assertivos que os gestores conseguem traçar para cada colaborador. Ou seja, o comitê de calibração – quando bem implantado – é uma ferramenta que favorece as chances da organização atingir as metas gerenciais.

A importância do RH para a calibração

Lembre-se que o departamento de RH possui o conhecimento e as habilidades relacionadas a gestão de pessoas. Hoje, com um papel mais estratégico, os profissionais de recursos humanos são responsáveis por garantir a maximização do potencial humano dentro das organizações.

Além disso, também é função dessa área assegurar que a liderança siga as políticas internas com ética e transparência. Fortalecer a valorização justa dos colaboradores é ação fundamental para as organizações que querem reter talentos e atrair profissionais cada vez mais qualificados.

Agora que você já sabe como o comitê de calibração ajuda a potencializar os resultados da avaliação de desempenho, que tal colocar em prática? Inscreva-se no curso online formação analista 9box oferecido pela Peex Brasil. Mantenha-se atualizado diante do mercado.

Outros conteúdos que você também vai querer ler:

3 vantagens da matriz nine box para o planejamento de sucessões

A sua matriz 9 box funciona? Confira os erros mais comuns