Use os benefícios da Matriz Nine Box para ter equipes de alta performance

Colaboradores desmotivados, produtividade abaixo do esperado, movimentações sem informações confiáveis e líderes ocupados com atividades operacionais.

Se você está passando por algum desses problemas com a sua equipe, mas quer um time de alta performance em 2024, está na hora de conhecer os benefícios da matriz nine box.

Ter uma gestão de pessoas estratégica, embasada em dados confiáveis a respeito do desempenho e potencial de cada colaborador ajuda a potencializar os ganhos da organização. Confira nesse artigo alguns benefícios da matriz nine box para maximizar os seu capital humano.

Aproveite os benefícios da Matriz Nine Box e construa uma equipe de alta performance

Através da metodologia nine box muitas empresas conseguem colocar em prática um modelo de avaliação de desempenho mais rentável. Com as informações identificadas nas 9 caixas da metodologia, os gestores conseguem compreender a realidade dos colaboradores e das equipes.

Dessa forma, as tomadas de decisões ficam mais assertivas, as ações de desenvolvimento são focadas nos pontos estratégicos, além dos gestores aprenderem a trabalhar em conjunto para aprimorar o quadro de colaboradores.

Confira a seguir alguns benefícios que possibilitam a estruturação de equipes de alta performance.

1. Facilita o diálogo produtivo

A matriz nine box viabiliza o diálogo construtivo ao envolver gestores e colaboradores no processo. Lembre-se que diferente de outros modelos ela não se resume apenas em um feedback após as avaliações. No nine box os gestores avaliadores precisam estruturar comitês de calibração para depois estabelecer o PDI com o avaliado, tomando como base o feedback.

O debate realizado nos comitês de calibração buscam o desenvolvimento sustentável e estratégico de cada profissional, de forma a potencializar o resultado final do negócio. Nota-se o estímulo ao trabalho colaborativo na construção de uma empresa mais forte.

2. Tomada de decisão embasada em dados reais

Outro benefício da matriz nina box são as informações fornecidas. Avaliações de desempenho, decisões sobre movimentação – ou até mesmo desligamento – demandam dados confiáveis que retratem a realidade. Caso contrário, os gestores correm o risco de tomar decisões prejudiciais para a organização.

O modelo 9 box favorece a compreensão de cada colaborador de forma individual e, posteriormente, o entendimento sobre a estruturação da equipe. Logo, fica mais seguro pensar em ações assertivas para desenvolvimento, promoções, retenções ou demissões.

3. Desenvolvimento assertivo

Uma vez que os gestores sabem qual o indicador de desempenho e potencial de cada colaborador, as ações traçadas para desenvolvimento são mais eficazes. Os líderes conseguem trabalhar os pontos mais fracos ou que são mais impactantes para os interesses da organização.

A falta de conhecimento sobre a performance dos colaboradores pode favorecer treinamentos ou atividades de desenvolvimento que pouco agregam no dia a dia. Investimentos realizados de forma aleatória para aprimorar colaboradores pode resultar em prejuízos.

4. Retenção de talentos

Hoje em dia, o debate a respeito da retenção de talentos está em alta. Os gestores de RH planejam cada vez mais ações para conseguir atrair e reter talentos em um mercado cada dia mais competitivo.

Uma das ações realizadas pelo RH para chamar a atenção dos melhores funcionários é o employer brandingContudo, não adianta apenas atrair e recrutar novos talentos se a empresa não apresentar ações de retenção.

A matriz nine box auxilia os gestores na identificação desses profissionais com resultados acima da média, possibilitando a valorização, promoção e evolução dos mesmos. Cabe aos gestores das áreas e departamento de RH definirem políticas para serem aplicadas nesses casos.

Conte com a tecnologia para explorar outros benefícios

Não há dúvidas que a matriz nine box apresenta inúmeras vantagens para a gestão e maximização do capital humano. Gestores que querem estruturar equipes de alta performance precisam contar com metodologias estratégias para identificar talentos, desenvolver colaboradores e fortalecer o departamento.

Pensando nisso, a Peex Brasil – empresa desenvolvedora de sistemas para RH – oferece aos seus clientes formas automatizadas de realizar a avaliação de desempenho com a metodologia nine box. Com os sistemas da Peex Brasil ficou mais fácil avaliar os colaboradores, monitorar a evolução, estabelecer PDI, fornecer feedback e tomar decisões sobre movimentações.

Entre em contato com a nossa equipe para saber mais sobre as soluções que oferecemos. Invista no capital humano e veja os seus resultados aumentarem. E lembre-se, para continuar recebendo conteúdo atualizado, inscreva-se em nossa newsletter.

Outros conteúdos que você também vai querer ler:

Metodologia 9box: potencialize a sua avaliação de desempenho

Você conhece o modelo de Avaliação de Desempenho do sistema Peex Brasil?

Saiba como usar a avaliação de desempenho em pequenas e médias empresas