3 vantagens da matriz nine box para o planejamento de sucessões

Descubra como a matriz nine box pode ajudar nessa difícil tarefa de planejamento de sucessões.

Imagine as seguinte situações: abre uma nova vaga na equipe de líderes, um gestor importante para o negócio se desliga e um coordenador de linha é promovido para outra filial. Como preencher de forma assertiva essas posições que ficaram em aberto? 

Quando bem implantada, a matriz nine box permite a identificação dos profissionais com alto potencial dentro da organização. Torna-se viável compreender o desempenho – atividades entregues – de cada um, assim como o potencial – capacidade de realizar futuras entregas com base nas competências apresentadas.

Ou seja, a matriz nine box é a ferramenta ideal para todos os gestores que querem conhecer os seus subordinados, usando de forma estratégica todo o potencial e capacidade intelectual disponível.

Continue a leitura para descobrir como essa ferramenta pode ser vantajosa durante o planejamento de sucessão. Evite perda de vantagem competitiva, mantenha a sua equipe em desenvolvimento e atinja resultados exponenciais.

1. Avaliação eficaz do capital humano

Diferente de outras ferramentas de avaliação de desempenho, a matriz nine box possibilita uma identificação mais eficaz do capital humano disponível. É possível distinguir os colaboradores em 9 níveis – baseados em desempenho e potencial. São eles:

  • Insuficiente
  • Questionável
  • Diamante bruto
  • Eficaz
  • Mantenedor
  • Forte desempenho
  • Comprometido
  • Forte desempenho
  • Alto potencial

Dessa forma os líderes tomam consciência do que pode ser esperado de cada liderado, estruturando estratégias e movimentações que favoreçam o departamento.

2. Informações confiáveis para estruturar um plano de desenvolvimento

A matriz nine box permite que os gestores realizem avaliações assertivas de todo o capital humano disponível na organização. Lembre-se que o comitê de calibração é uma etapa importante dessa ferramente pois ajuda a minimizar as distorções ou subjetividade que podem existir em uma avaliação.

Dessa forma, o nine box favorece uma análise ponderada e o mais próximo possível da realidade, oferecendo aos gestores e departamento de RH dados confiáveis sobre cada profissional da empresa. Com base nessas informações, torna-se possível estruturar um plano de ação para as sucessões mais importantes do negócio.

Após as conclusões do comitê de calibração, o líder direto consegue fornecer ao liderado um feedback completo sobre o seu desempenho, potencial e pontos a serem desenvolvidos. Com isso, o colaborador passa a se aprimorar conforme a necessidade estratégica do departamento.

3. Monitoração evolutiva

Sabemos que a sucessão de cargos estratégicos precisam ser realizadas por profissionais comprometidos, capazes, engajados e com alto desempenho. Com a matriz nine box os gestores e departamento de RH conseguem mensurar quais colaboradores estão se desenvolvendo com o passar do tempo.

Comparando conclusões entre períodos diferentes, os gestores conseguem constatar se houveram avanços significativos ou retrocesso na evolução do colaborador. Podemos observar que além de proporcionar dados confiáveis, a matriz nine box favorece o trabalho do líder em relação ao desenvolvimento da equipe. Com informações disponíveis, fica mais fácil traçar caminhos ou ações destinadas a cada um.

O planejamento de sucessão é um dos assuntos que deve sempre estar na pauta dos executivos de RH, afinal, é através desse plano que a empresa garantirá a sustentabilidade de sua capacidade produtiva. Organizações que não se preocupam com o assunto, estão expostas ao risco de imprevistos impactantes, como, por exemplo, o desligamento inesperado do gerente financeiro. Por isso, implantar uma política de desenvolvimento ajuda a garantir a segurança do negócio.

A tecnologia no nine box

Sabendo das vantagens que a ferramenta apresenta, nós da Peex Brasil desenvolvemos sistemas de RH que otimizam a aplicação do nine box. Com o sistema da Peex Brasil os gestores e executivos de RH conseguem acessar em tempo real todas as informações necessárias para maximizar o capital humano.

Foi-se o tempo onde era necessário utilizar planilhas ou inúmeros documentos para traçar planos de desenvolvimento ou avaliações de desempenho. Entre em contato com a nossa equipe e descubra como pode ser fácil, rápido e seguro impulsionar a performance da sua equipe.

Gostou? Inscreva-se em nossa newsletter e curta a nossa página no facebook para acompanhar as novidades sobre gestão de pessoas.

Outros conteúdos que você também vai querer ler:

Você conhece o modelo de Avaliação de Desempenho do sistema Peex Brasil?

5 motivos para substituir planilhas por um sistema de RH da Peex Brasil