3 vantagens da competitividade no trabalho: Qual delas você utiliza

Tornou-se natural a competição entre os seres humanos por melhores resultados ou posições, principalmente no mundo corporativo.

Desde cedo aprendemos a competir com os outros, seja na escola, no esporte, no vestibular ou nas entrevistas de emprego. Mas, será que a competitividade no trabalho é saudável?

Não é novidade que muitas empresas estimulam a competição entre os colaboradores. Premiações, metas, bonificações, promoções e reconhecimento são algumas ações realizadas pelos gestores para incentivar uma disputa por entregas cada vez melhores.

Entretanto, vale lembrar que se o ambiente não for equilibrado, reforçando também a colaboração e o respeito ao próximo, a situação poderá fugir do controle, ocasionando impactos negativos na equipe.

Acompanhe-nos na leitura e descubra quais as vantagens da competitividade que você e a sua equipe estão sabendo aproveitar e quais podem colocar em prática.

Competição ou competitividade no trabalho?

A competitividade está relacionada aos profissionais que são competitivos, que querem alcançar resultados diferenciados, aperfeiçoar habilidades, apresentar performance acima da média. Quando estimulada de forma saudável, a competitividade no trabalho fomenta o desenvolvimento dos colaboradores, o alcance de resultados extraordinários e, consequentemente, uma maior rentabilidade do negócio.

a competição envolve a disputa entre os membros da própria equipe, onde os profissionais são motivados pelo desejo de ser melhor que o próximo. Nesse contexto, o egoísmo, o individualismo, a rivalidade e os comportamentos sabotadores podem ser alimentados com mais facilidade, causando impactos negativos para a produtividade da equipe.

Por isso, os profissionais de RH, em conjunto com os líderes da organização, precisam estar atentos para as atitudes dos colaboradores. Também é preciso ter ações estratégicas para incentivar, de forma saudável, uma competitividade que seja construtiva para a empresa e para a vida profissional de cada um.

Vantagens da competitividade para as empresas e os profissionais

Confira abaixo algumas vantagens que podem ser aproveitadas pelas empresas quando a competitividade entre os departamentos e membros da mesma equipe é positiva.

Aperfeiçoamento de habilidades e comportamentos

Em ambientes competitivos, os profissionais costumam assumir o protagonismo da própria carreira, correndo atrás de treinamentos ou ferramentas que permitem o aperfeiçoamento de habilidades ou até mesmo de comportamentos.

A busca por uma performance elevada leva o colaborador a refletir e aceitar os seus pontos fracos e fortes. Além disso, esse profissional é mais compreensivo para receber feedbacks críticos que o ajudarão no desenvolvimento. Isso favorece os resultados da empresa, uma vez que os líderes conseguirão extrair o que há de melhor em cada membro da equipe.

Práticas inovadoras

Outra vantagem que favorece as empresas com ambientes competitivos é a aplicação de práticas inovadoras. A preocupação dos colaboradores com o desempenho, as metas e o aperfeiçoamento formam o conjunto perfeito para o surgimento da inovação.

Por isso, os líderes que almejam resultados exponenciais precisam trabalhar em conjunto com o departamento de RH. Ao desenvolverem estratégias que incentivem as equipes a saírem da zona de conforto, os gestores estarão construindo um ambiente favorável a novos modelos de pensamento, o que permite a criação de soluções inovadoras.

Decisões rápidas e assertivas

Atualmente, como a sua equipe está tomando decisões? Elas estão no timing desejado? São estratégicas? Trazem resultados lucrativos? Se a resposta for não, talvez seja a hora de repensar algumas ações para incentivar um ambiente mais competitivo.

Quando os colaboradores ficam estagnados, sem desafios e sem motivos para evoluírem ou melhorarem os seus resultados, as decisões tomadas podem seguir o protocolo diário, gerando prejuízos para a empresa. Ter profissionais proativos, em constante atualização, prontos para assumir riscos e responsabilidades é fundamental para uma produtividade lucrativa.

Lembre-se que um dos desafios da liderança é aperfeiçoar os seus liderados e saber como extrair o melhor de cada um. Saber utilizar a competitividade a seu favor pode trazer benefícios significativos para os resultados do departamento ou até mesmo do negócio.

Para receber conteúdos atualizados sobre gestão de pessoas, inscreva-se em nossa newsletter e curta a nossa página no facebook.

Outros conteúdos que você também vai querer ler:

Descubra como ser produtivo

5 coisas que todos os colaboradores tóxicos fazem

Motivação no trabalho x motivação organizacional: entenda a diferença