3 passos para colocar o employer branding em prática

O orgulho em pertencer, o envolvimento e o senso de dono são consequências positivas de marcas empregadoras que conseguem colocar em prática ações autênticas.

Mas, para isso, é preciso que os líderes e os executivos de RH coloquem a mão na massa para traçar planos e ações de curto, médio e longo prazo.

Pode parecer clichê, mas um employer branding realmente faz a diferença nas empresas que conseguem consolidar uma boa reputação empregadora. Se você ainda tem dúvidas, basta observar o sucesso que o Google, o Starbucks, a L’Oreal e a Netshoes fazem entre os colaboradores.

Hoje, como a sua empresa é vista pelos profissionais qualificados que estão procurando novos desafios no mercado? A sua mensagem gera um interesse diferenciado? É possível identificar o valor da sua empresa se comparada com as concorrentes?

Não fique de fora! Continue a leitura e descubra como colocar o employer branding em prática.

1. Escute os colaboradores

O primeiro passo para colocar o employer branding em prática é ouvir o que os colaboradores atuais têm para dizer. Sim, como o tema trata sobre a reputação da empresa quanto um local para se trabalhar, nada mais sensato que dar voz para as pessoas que vivem essa realidade.

Essa etapa é essencial para que os gestores e departamento de RH obtenham informações chave para um diagnóstico eficaz. Dessa forma, será possível compreender a satisfação dos profissionais, os pontos que precisam ser aprimorados e as ações que já estão dando certo.

2. Faça um planejamento alinhado com a cultura organizacional

O segundo passo é planejar. Para ficar mais claro, pense sobre como é feito o fortalecimento de marcas – seja de produtos ou empresas. É indispensável tempo, investimento, ações estruturadas e trabalho incessante, certo? O mesmo é primordial quando o assunto é employer branding. 

Entretanto, o planejamento para elaborar uma marca empregadora autêntica deve estar diretamente relacionado com a cultura organizacional. Por isso, além de compreender a percepção dos colaboradores sobre a realidade atual, os gestores e executivos de RH precisam conhecer a fundo a cultura organizacional.

O que é valorizado? Quais são os valores, missão e visão? Qual é o propósito diferencial que move a empresa? Quais os comportamentos esperados? Como a empresa quer ser vista? Qual é o ambiente ideal para tornar tangível a cultura desejada?

Essas são apenas algumas questões que precisam ser levadas em consideração para a criação de um planejamento assertivo.

3. Prepare a liderança

O departamento de RH precisa ter parceiros preparados para conseguir colocar o employer branding em prática. Sem uma liderança capacitada e envolvida com o projeto, dificilmente o planejamento sairá do papel.

Tenha em mente que a organização é um imenso sistema onde todos precisam trabalhar de forma colaborativa para os processos funcionarem com assertividade e performance elevada. Isso também é válido para a estruturação de ações estratégicas focadas na valorização e enriquecimento do capital humano.

Líderes que compreendem as propostas apresentadas pelo departamento de RH, que se envolvem com as ações, que repassam as mensagens para as equipes e que escutam os seus liderados aumentam as chances de sucesso da organização.

Sabendo disso, o que você pode fazer para começar a colocar em prática o employer branding da sua empresa?

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