3 dicas para lidar com um colaborador tóxico

Você sabia que um colaborador tóxico é capaz de acabar com a motivação de toda a sua equipe?

Não há dúvidas sobre os efeitos negativos que um colaborador tóxico gera no ambiente de trabalho. Mas, será que desligá-los é a única alternativa?

Apesar do perfil negativo, dos boatos, da desmotivação e das críticas que eles podem espalhar na equipe, os líderes podem tomar algumas atitudes para tentar recuperar esses profissionais. A demissão nem sempre é a melhor forma de lidar com a situação. Acompanhe-me na leitura e descubra o que fazer.

Leia também: 5 coisas que todos os colaboradores tóxicos fazem. 

1. Dê feedback construtivo a respeito do comportamento negativo

Se você já identificou algum colaborador tóxico na sua equipe, faça uma lista dos comportamentos negativos que ele tem apresentado. Lembre-se de anotar exemplos concretos de situações, ações ou posturas que representam o que você quer dizer. Isso fortalecerá os seus argumentos, permitindo uma melhor compreensão.

Alguns profissionais não percebem que estão agindo de forma inadequada até serem notificados. Por isso, investir em feedback construtivo pode ser uma ótima maneira para recuperar o colaborador.

2. Ofereça caminhos de desenvolvimento

Outra maneira de dar o suporte necessário para que um colaborador tóxico mude de postura, é sugerir caminhos de aprimoramento. Uma vez que os comportamentos tóxicos já estiverem identificados, você conseguirá entender quais os gaps precisam ser trabalhados. Com isso, torna-se possível sugerir treinamentos assertivos para o desenvolvimento.

Quer saber mais sobre desenvolvimento de equipe? Confira esse eBook gratuito.

3. Analise os impactos para o departamento

Caso o colaborador continue apresentando comportamentos negativos, mesmo após os feedbacks e as sugestões de treinamentos, você terá que fazer uma avaliação. Levante os impactos que tais posturas geram na produtividade, satisfação e harmonia da equipe. Se eles forem grandes, talvez o melhor caminho seja desligar o colaborador.

Vale ressaltar que o líder precisa tentar diferentes formas de capacitar a sua equipe. Entretanto, precisa zelar pela satisfação de todos, bem como pelo bom desempenho da área.

Agora que você já sabe como lidar com colaboradores tóxicos, que tal compartilhar o artigo nas mídias sociais? Ajude outros líderes a melhorar o ambiente de trabalho. E para receber conteúdos atualizados de gestão de pessoas, inscreva-se em nossa newsletter.

Outros conteúdos que você também vai querer ler:

Feedback: descubra o que é e como ele pode aumentar o seu faturamento

Descubra como pode ser fácil incentivar o protagonismo do colaborador